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http://hdl.handle.net/10174/38406
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Title: | Promoção turística e desenvolvimento do turismo sustentável em São Tomé e Príncipe |
Authors: | Viegas, Shellita Quaresma de Oliveira |
Advisors: | Lucas, Maria Raquel David Pereira Ventura Henriques, Pedro Damião S. |
Keywords: | Promoção Destino Turístico Sustentabilidade São Tome e Príncipe Promotion Tourist Destination Sustainability São Tome and Príncipe |
Issue Date: | 19-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A evolução de um destino turístico sustentável está relacionada com distintos fatores
que abrangem diversas partes interessadas, desde os consumidores, a comunidade e
poderes locais e as organizações e empresas. Porque os benefícios de uns originam,
muitas vezes, conflitos de interesse de outros, a gestão de um destino deve ser inclusiva
e operacionalizada de forma colaborativa com todos os interessados nesse
desenvolvimento. Também as intervenções de promoção turística são importantes
para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos e para aumentar a
consciência de todos os intervenientes. Contudo, apesar das organizações turísticas
estarem associadas à sustentabilidade do destino turístico, pouca investigação é feita
sobre o contributo do seu conhecimento, atitudes e ações de promoção sustentáveis.
Daí que conhecer a perceção de distintos especialistas da promoção turística do destino
STP e do seu papel no desenvolvimento do turismo sustentável tenha sido o foco
principal desta investigação. Através de uma abordagem metodológica qualitativa com
a realização de entrevistas semiestruturadas a atores chave, foi analisada a situação
atual do destino e procura turística, da promoção marca e logótipo, da presença digital,
das ações prioritárias da avaliação intermédia do PEMT e dos instrumentos de
promoção turística e de desenvolvimento do turismo sustentável, explorado a
perceção, o conhecimento dos entrevistados e as suas sugestões e contribuição para a
eficaz promoção e desenvolvimento do turismo sustentável em STP. Os resultados
permitem concluir que apesar de haver iniciativas e ações bem percebidas de promoção
do destino, muitas das componentes do desenvolvimento sustentável do turismo
representam desafios difíceis de superar. Acresce o desafio de superar as debilidades
infraestrutrurais e regulamentares do país e das consequências da expansão do turismo
numa perspetiva sustentável, nomeadamente, impactos dos visitantes, distribuição
desigual dos benefícios entre partes interessadas e equilíbrio entre crescimento e
desenvolvimento do turismo e todas as dimensões de sustentabilidade; – Tourism Promotion and Development of Sustainable Tourism in São Tome and Principe -
Abstract|
The evolution of a sustainable tourist destination is related to distinct factors that
encompass several stakeholders, from consumers, the community and local authorities,
and organizations and companies. Because the benefits of some often lead to conflicts
of interest for others, the management of a destination must be inclusive and operated
collaboratively with all stakeholders in its development. Tourism promotion
interventions are also important for the sustainable development of tourist destinations
and for raising awareness among all those involved. However, despite tourism
organizations being associated with the sustainability of the tourist destination, little
research is done on the contribution of their knowledge, attitudes and sustainable
promotion actions. Hence, knowing the perception of different experts in the tourism
promotion of the destination STP and its role in the development of sustainable tourism
was the main focus of this research. Through a qualitative methodological approach with
semi-structured interviews with key stakeholders, the current situation of the
destination and tourist demand, brand and logo promotion, digital presence, priority
actions of the intermediate evaluation of the PEMT and promotion instruments were
analyzed. tourism and sustainable tourism development, exploring the perception,
knowledge of the interviewees and their suggestions and contribution to the effective
promotion and development of sustainable tourism in STP. The results allow us to
conclude that despite there being well-perceived initiatives and actions to promote the
destination, many of the components of sustainable tourism development represent
challenges that are difficult to overcome. Added to this is the challenge of overcoming
the country's infrastructural and regulatory weaknesses and the consequences of the
expansion of tourism from a sustainable perspective, namely, impacts on visitors,
unequal distribution of benefits among stakeholders and balance between growth and
development of tourism and all dimensions of sustainability. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38406 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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