|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/38387
|
Title: | Pensamento computacional na abordagem da matemática: uma experiência nos ensinos básico e secundário com a resolução de problemas |
Authors: | Godinho, Ana Paula de Sousa e Alvim Simões |
Advisors: | Borralho, António |
Keywords: | Pensamento Computacional Resolução de Problemas Matemática Ensinos Básico e Secundário Computational Thinking Problem Solving Mathematics Primary and Secondary Education |
Issue Date: | 21-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este relatório reflete um estudo que tem por base uma investigação efetuada em sala de
aula, a quatro turmas, sendo duas do 3.º ciclo do Ensino Básico e duas do
Ensino Secundário.
Ainvestigação teve por finalidade relacionar o pensamento computacional e a resolução
de problemas. Apesar de diferentes, existe uma relação entre o pensamento
computacional e a resolução de problemas, que favorece a aprendizagem da matemática,
sendo “possível perceber uma rica intersecção entre eles”. (Boccardo & Meneghetti,
2022, p.108). Pretendeu-se com este estudo compreender, refletir e analisar a relação
entre o pensamento computacional e a atividade da resolução de problemas na aula de
matemática. Para atingir este objetivo, foram formuladas as seguintes
questões orientadoras: Através das tarefas matemáticas realizadas pelos alunos em sala
de aula, é possível estabelecer uma relação entre o pensamento computacional e a
resolução de problemas? Como criar cenários de aprendizagem que desafiem os
alunos a usar as características do pensamento computacional na resolução de
problemas?
A metodologia utilizada foi assente no paradigma interpretativo e numa
abordagem qualitativa, com recurso à modalidade de investigação-ação sobre a prática
letiva e teve por base processos como a construção de conhecimento, pesquisa e
reflexão.
Os resultados apontam para que os alunos participantes no estudo recorreram às etapas
da resolução de problemas e, simultaneamente, a aspetos do pensamento
computacional para resolverem as tarefas propostas. Permitiu, também, concluir
que, apesar do pensamento computacional e a resolução de problemas serem
capacidades matemáticas transversais com características distintas, complementam
se quando os alunos estão envolvidos cenários de aprendizagem que desafiem estas
capacidades; - Computational Thinking in the Approach to Mathematics.: an
Experience in Primary and Secondary Education with Problem
Solving.
Abstract:
This report reflects a study based on research carried out in the classroom, with
four classes, two from the 3rd cycle of Basic Education and two from Secondary
Education.
This research aimed to relate computational thinking and problem-solving. Despite
being different, there is a relationship between computational thinking and problem
solving, which favors the learning of mathematics, and it is “possible to perceive a rich
intersection between them”. (Boccardo & Meneghetti, 2022, p.108). The aim of this
study was to understand, to reflect and analyze the relationship between
computational thinking and problem-solving activities in mathematics classes.
To achieve this objective, the following guiding questions were formulated: Is it
possible to establish a relationship between computational thinking and problem
solving through the mathematical tasks carried out by students in the classroom?
How can we create learning scenarios that challenge students to use the characteristics
of computational thinking in problem-solving?
The methodology used was based on the interpretative paradigm and a
qualitative approach, using the action-research modality on teaching practice and
was based on processes such as knowledge construction, research and reflection.
The results indicate that the students participating in the study used the problem
solving steps and, simultaneously, aspects of computational thinking to solve the
proposed tasks. It also allowed us to conclude that, although computational thinking
and problem-solving are transversal mathematical skills with distinct
characteristics, they complement each other when students are involved in learning
scenarios that challenge these skills. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38387 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|