Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/38387

Title: Pensamento computacional na abordagem da matemática: uma experiência nos ensinos básico e secundário com a resolução de problemas
Authors: Godinho, Ana Paula de Sousa e Alvim Simões
Advisors: Borralho, António
Keywords: Pensamento Computacional
Resolução de Problemas
Matemática
Ensinos Básico e Secundário
Computational Thinking
Problem Solving
Mathematics
Primary and Secondary Education
Issue Date: 21-Mar-2025
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório reflete um estudo que tem por base uma investigação efetuada em sala de aula, a quatro turmas, sendo duas do 3.º ciclo do Ensino Básico e duas do Ensino Secundário. Ainvestigação teve por finalidade relacionar o pensamento computacional e a resolução de problemas. Apesar de diferentes, existe uma relação entre o pensamento computacional e a resolução de problemas, que favorece a aprendizagem da matemática, sendo “possível perceber uma rica intersecção entre eles”. (Boccardo & Meneghetti, 2022, p.108). Pretendeu-se com este estudo compreender, refletir e analisar a relação entre o pensamento computacional e a atividade da resolução de problemas na aula de matemática. Para atingir este objetivo, foram formuladas as seguintes questões orientadoras: Através das tarefas matemáticas realizadas pelos alunos em sala de aula, é possível estabelecer uma relação entre o pensamento computacional e a resolução de problemas? Como criar cenários de aprendizagem que desafiem os alunos a usar as características do pensamento computacional na resolução de problemas? A metodologia utilizada foi assente no paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa, com recurso à modalidade de investigação-ação sobre a prática letiva e teve por base processos como a construção de conhecimento, pesquisa e reflexão. Os resultados apontam para que os alunos participantes no estudo recorreram às etapas da resolução de problemas e, simultaneamente, a aspetos do pensamento computacional para resolverem as tarefas propostas. Permitiu, também, concluir que, apesar do pensamento computacional e a resolução de problemas serem capacidades matemáticas transversais com características distintas, complementam se quando os alunos estão envolvidos cenários de aprendizagem que desafiem estas capacidades; - Computational Thinking in the Approach to Mathematics.: an Experience in Primary and Secondary Education with Problem Solving. Abstract: This report reflects a study based on research carried out in the classroom, with four classes, two from the 3rd cycle of Basic Education and two from Secondary Education. This research aimed to relate computational thinking and problem-solving. Despite being different, there is a relationship between computational thinking and problem solving, which favors the learning of mathematics, and it is “possible to perceive a rich intersection between them”. (Boccardo & Meneghetti, 2022, p.108). The aim of this study was to understand, to reflect and analyze the relationship between computational thinking and problem-solving activities in mathematics classes. To achieve this objective, the following guiding questions were formulated: Is it possible to establish a relationship between computational thinking and problem solving through the mathematical tasks carried out by students in the classroom? How can we create learning scenarios that challenge students to use the characteristics of computational thinking in problem-solving? The methodology used was based on the interpretative paradigm and a qualitative approach, using the action-research modality on teaching practice and was based on processes such as knowledge construction, research and reflection. The results indicate that the students participating in the study used the problem solving steps and, simultaneously, aspects of computational thinking to solve the proposed tasks. It also allowed us to conclude that, although computational thinking and problem-solving are transversal mathematical skills with distinct characteristics, they complement each other when students are involved in learning scenarios that challenge these skills.
URI: http://hdl.handle.net/10174/38387
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_de_Matematica_no_3º_Ciclo_do_Ensino_Basico_e_no_Secundario-Ana_Paula_de_Sousa_e_Alvim_Simoes_Godinho.pdf3.13 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois