|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/38375
|
Title: | Atividades de educação formal e não formal num município alentejano: contributos de/para uma socióloga |
Authors: | Carneireiro, Carolina Pereira |
Advisors: | Saragoça, José Manuel Leal |
Keywords: | Emigração Educação Crianças Inclusão Apoio Emigration Education Children Inclusion Support |
Issue Date: | 7-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nos dias atuais, a globalização leva as pessoas deslocarem-se dos seus locais habituais de
residência para outros lugares, seja dentro do mesmo país ou para o exterior. As razões
para esses deslocamentos são variadas, incluindo guerras, perseguições étnicas, políticas
ou religiosas, ou a busca por melhores oportunidades de trabalho e condições de vida
mais favoráveis.
Não raras vezes, são famílias inteiras que se deslocam, imigrando, levando consigo a
necessidade de garantir a escolarização de crianças e jovens. Com o foco nas (i)migrações
e na integração e inclusão escolares de crianças e alunos, foi realizado um estágio
curricular na Câmara Municipal de Estremoz, no âmbito do Mestrado em Sociologia
frequentado na Universidade de Évora
O presente relatório tem como objetivo demonstrar as atividades realizadas, entre elas o
estudo desenvolvido durante o período do estágio sobre a temática acima referida. Entre
as atividades realizadas, destacam-se tarefas administrativas, apoio a professores e
explicações num centro de estudos. O estudo, por sua vez, foca-se na integração e inclusão
de alunos imigrantes numa das escolas deste município.
Após a descrição das atividades e a apresentação dos resultados obtidos no estudo, é feita
uma reflexão crítica sobre essas experiências. Dessa forma, busca-se compreender a
importância de um sociólogo no contexto municipal; - Abstract:
Formal and Non-Formal Education Activities in an Alentejo Municipality:
contributions from/for a sociologist.
Nowadays, globalisation leads people to move from their usual places of residence to
other places, either within the same country or abroad. The reasons for these
displacements are varied, including wars, ethnic, political or religious persecution, or the
search for better job opportunities and more favourable living conditions.
It is not uncommon for entire families to move and immigrate, bringing with them the
need to guarantee the schooling of children and young people. With a focus on
(i)migration and the integration and inclusion of children and pupils in schools, a
curricular internship was carried out at Estremoz Town Hall as part of the Master's
programme in Sociology at the University of Évora
The aim of this report is to demonstrate the activities carried out, including the study
carried out during the internship on the above-mentioned subject. Among the activities
carried out were administrative tasks, support for teachers and tutoring at a study centre.
The study, in turn, focuses on the integration and inclusion of immigrant pupils in one of
the municipality's schools.
After describing the activities and presenting the results obtained in the study, a critical
reflection is made on these experiences. The aim is to understand the importance of a
sociologist in the municipal context. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38375 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|