Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/38364

Title: A Relevância que o Referencial de Competências assume no Processo Pedagógico de Ensino Aprendizagem
Authors: Rosa, Guelha
Nico, Bravo
Editors: Nico, Lurdes
Nico, Bravo
Keywords: Competência
Referencial
Issue Date: 2024
Publisher: CIEP
Citation: Guelha, R., & Nico, B. (2024). A relevância que o referencial de competências assume no processo pedagógico de ensino aprendizagem. In L. Nico & B. Nico (Eds.), Educação e Território: Fragmentos do Alentejo (pp. 351-366). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-418-9
Abstract: O presente tema insere-se nos conceitos de educação e de formação, associados ao meio profissional, na implementação do conceito de competência, na avaliação de competências e na gestão por competências. O referencial de competências constitui-se assim, como o elemento agregador dos conteúdos formativos, consubstanciando-se num descritivo que especifica as linhas gerais do processo pedagógicoformativo, elaborado com base num determinado desempenho profissional (perfil profissional) e de acordo com uma sequência interativa de atividades formativas. O referencial de competências, do ponto de vista concetual, face aos seus diferentes elementos constituintes (i.e.; perfil de seleção, perfil profissional, perfil de formação e perfil de avaliação): i) o perfil profissional socorre-se do conceito Construtivista/Behaviorista, aplicado na análise funcional de um cargo ou profissão. Análise esta que visa identificar um desempenho profissional de excelência, centrada no que é a função e nas suas exigências funcionais, identificando, desta forma, os comportamentos humanos bemsucedidos que giram em torno da função laboral em análise (CEITIL, 2006, p.402); II) em contraste, o seu perfil de formação, baseia-se em grande parte no conceito cognitivista de BLOOM e na taxonomia a ele associada, de modo a desenhar a progressividade necessária ao desenho dos planos de estudo, perante as diferentes categorias de 352 conhecimento; III) por sua vez, o perfil de seleção, baseia-se na concetualização de Piaget e de Vygotsky, focado na zona de desenvolvimento próximo, a qual considera essencial para que os formandos, em termos de conhecimentos prévios, obtenham o sucesso desejável, no processo formativo; IV) por último, o perfil de avaliação, baseando-se nos níveis de avaliação segundo Kirkpatrick, pretende-se garantir a satisfação e o sucesso de formandos, formadores e destinatários finais da formação (i.e.; entidade empregadora). Observou-se, assim, que o referencial de competências, pela relevância que assume na qualificação dos quadros, apresenta algumas especificidades que carecem de um enorme rigor e algum conhecimento específico, nomeadamente na sua análise funcional do perfil profissional, assim como na sua interligação com os conteúdos formativos, necessários ao desenvolvimento profissional, que requerem a sua elaboração, do contributo de equipas multidisciplinares especializadas, que permitam, na sua elaboração, desenvolver uma antevisão do que será o desempenho do cargo/função num futuro próximo. O objetivo final passará, sempre, pela obtenção de profissionais bem formados, dotados de elevados padrões de eficácia e de eficiência, com desempenhos de excelência.
URI: http://hdl.handle.net/10174/38364
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

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