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http://hdl.handle.net/10174/38364
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Title: | A Relevância que o Referencial de Competências assume no Processo Pedagógico de Ensino Aprendizagem |
Authors: | Rosa, Guelha Nico, Bravo |
Editors: | Nico, Lurdes Nico, Bravo |
Keywords: | Competência Referencial |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | CIEP |
Citation: | Guelha, R., & Nico, B. (2024). A relevância que o referencial de competências assume no processo pedagógico de ensino aprendizagem. In L. Nico & B. Nico (Eds.), Educação e Território: Fragmentos do Alentejo (pp. 351-366). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-418-9 |
Abstract: | O presente tema insere-se nos conceitos de educação e de formação,
associados ao meio profissional, na implementação do conceito de
competência, na avaliação de competências e na gestão por
competências.
O referencial de competências constitui-se assim, como o elemento
agregador dos conteúdos formativos, consubstanciando-se num
descritivo que especifica as linhas gerais do processo pedagógicoformativo,
elaborado com base num determinado desempenho
profissional (perfil profissional) e de acordo com uma sequência
interativa de atividades formativas.
O referencial de competências, do ponto de vista concetual, face aos
seus diferentes elementos constituintes (i.e.; perfil de seleção, perfil
profissional, perfil de formação e perfil de avaliação): i) o perfil
profissional socorre-se do conceito Construtivista/Behaviorista,
aplicado na análise funcional de um cargo ou profissão. Análise esta
que visa identificar um desempenho profissional de excelência,
centrada no que é a função e nas suas exigências funcionais,
identificando, desta forma, os comportamentos humanos bemsucedidos
que giram em torno da função laboral em análise (CEITIL,
2006, p.402); II) em contraste, o seu perfil de formação, baseia-se em
grande parte no conceito cognitivista de BLOOM e na taxonomia a ele
associada, de modo a desenhar a progressividade necessária ao
desenho dos planos de estudo, perante as diferentes categorias de
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conhecimento; III) por sua vez, o perfil de seleção, baseia-se na
concetualização de Piaget e de Vygotsky, focado na zona de
desenvolvimento próximo, a qual considera essencial para que os
formandos, em termos de conhecimentos prévios, obtenham o
sucesso desejável, no processo formativo; IV) por último, o perfil de
avaliação, baseando-se nos níveis de avaliação segundo Kirkpatrick,
pretende-se garantir a satisfação e o sucesso de formandos,
formadores e destinatários finais da formação (i.e.; entidade
empregadora).
Observou-se, assim, que o referencial de competências, pela
relevância que assume na qualificação dos quadros, apresenta
algumas especificidades que carecem de um enorme rigor e algum
conhecimento específico, nomeadamente na sua análise funcional do
perfil profissional, assim como na sua interligação com os conteúdos
formativos, necessários ao desenvolvimento profissional, que
requerem a sua elaboração, do contributo de equipas
multidisciplinares especializadas, que permitam, na sua elaboração,
desenvolver uma antevisão do que será o desempenho do
cargo/função num futuro próximo. O objetivo final passará, sempre,
pela obtenção de profissionais bem formados, dotados de elevados
padrões de eficácia e de eficiência, com desempenhos de excelência. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38364 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
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