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http://hdl.handle.net/10174/38331
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Title: | Território e Educação: A Dinâmica Educativa do Concelho de Montemor-o-Novo |
Authors: | Pereira, Susana Nico, Bravo |
Editors: | Nico, Lurdes Nico, Bravo |
Keywords: | Educação Território Montemor-o-Novo |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | CIEP |
Citation: | Pereira, S., & Nico, B. (2024). Território e Educação: a dinâmica educativa do concelho de Montemor-o-Novo. In L. Nico & B. Nico (Eds.), Educação e Território: Fragmentos do Alentejo (pp. 535-544). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-418-9 |
Abstract: | A territorialização das políticas educativas favorece a abertura da
escola à comunidade, permitindo a participação de elementos
exteriores, através do estabelecimento de parcerias. No estudo
desenvolvido, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação,
procurámos conhecer as dinâmicas educativas estabelecidas entre o
Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e as respetivas
entidades parceiras, com recurso à modalidade de estudo de caso. O
esquema de trabalho traçado, baseado numa abordagem qualitativa,
partiu da pesquisa bibliográfica e centrou-se na análise de
documentos estruturantes do Agrupamento e do Município de
Montemor-o-Novo em termos de política educativa, e na análise de
conteúdo das entrevistas semiestruturadas realizadas a
representantes do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e
às entidades parceiras. Concluímos que o Agrupamento de Escolas
revela abertura para a articulação com diversas instituições, que
incluem a autarquia, serviços públicos, pais, associações,
cooperativas, empresas e fundações, o que contribui para uma
dinâmica educativa muito rica. As parcerias visam a melhoria da
qualidade de ensino, a promoção de igualdade de oportunidades e a
inclusão social. Em consequência do cenário de pandemia por Covid-
19, foi decretada a suspensão das atividades letivas e implementado
um novo modelo educacional, sustentado nas tecnologias digitais. No
âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação,
procuraremos compreender as principais transformações na
educação, que decorreram da suspensão das atividades letivas
presenciais. Para o presente estudo, traçou-se como objetivo principal
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compreender como é que a comunidade educativa do Agrupamento
de Escolas de Montemor-o-Novo e os parceiros do território se
organizaram, em tempos de pandemia, para garantir uma resposta
educativa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38331 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
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