Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/38331

Title: Território e Educação: A Dinâmica Educativa do Concelho de Montemor-o-Novo
Authors: Pereira, Susana
Nico, Bravo
Editors: Nico, Lurdes
Nico, Bravo
Keywords: Educação
Território
Montemor-o-Novo
Issue Date: 2024
Publisher: CIEP
Citation: Pereira, S., & Nico, B. (2024). Território e Educação: a dinâmica educativa do concelho de Montemor-o-Novo. In L. Nico & B. Nico (Eds.), Educação e Território: Fragmentos do Alentejo (pp. 535-544). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-418-9
Abstract: A territorialização das políticas educativas favorece a abertura da escola à comunidade, permitindo a participação de elementos exteriores, através do estabelecimento de parcerias. No estudo desenvolvido, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, procurámos conhecer as dinâmicas educativas estabelecidas entre o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e as respetivas entidades parceiras, com recurso à modalidade de estudo de caso. O esquema de trabalho traçado, baseado numa abordagem qualitativa, partiu da pesquisa bibliográfica e centrou-se na análise de documentos estruturantes do Agrupamento e do Município de Montemor-o-Novo em termos de política educativa, e na análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas realizadas a representantes do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e às entidades parceiras. Concluímos que o Agrupamento de Escolas revela abertura para a articulação com diversas instituições, que incluem a autarquia, serviços públicos, pais, associações, cooperativas, empresas e fundações, o que contribui para uma dinâmica educativa muito rica. As parcerias visam a melhoria da qualidade de ensino, a promoção de igualdade de oportunidades e a inclusão social. Em consequência do cenário de pandemia por Covid- 19, foi decretada a suspensão das atividades letivas e implementado um novo modelo educacional, sustentado nas tecnologias digitais. No âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação, procuraremos compreender as principais transformações na educação, que decorreram da suspensão das atividades letivas presenciais. Para o presente estudo, traçou-se como objetivo principal 536 compreender como é que a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e os parceiros do território se organizaram, em tempos de pandemia, para garantir uma resposta educativa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/38331
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
BN.CL.64.pdf7.4 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois