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http://hdl.handle.net/10174/38304
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Title: | Desafios da educação em tempos de pandemia no concelho de Montemor-o-Novo: o papel dos parceiros educativos |
Authors: | Pereira, Susana Nico, Bravo |
Editors: | Nico, Lurdes Nico, Bravo |
Keywords: | Educação Pandemia Ensino Remoto |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | CIEP |
Citation: | Pereira, S., & Nico, B. (2024).Desafios da educação em tempos de pandemia no concelho de Montemor-o-Novo: o papel dos parceiros educativos. In L. Nico & B. Nico (Eds.), Educação e Território: Fragmentos do Alentejo (pp. 719-727). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-418-9 |
Abstract: | As medidas implementadas pelo governo português, no contexto de
pandemia por Covid-19, lançaram novos desafios, oportunidades e
dificuldades às escolas. No estudo de caso em desenvolvimento, no
âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação,
assente numa metodologia mista, procuramos compreender a forma
como o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e os
respetivos parceiros se organizaram para continuar a assegurar uma
resposta educativa aos alunos, no período de transição para o ensino
remoto de emergência. Neste artigo, abordaremos apenas um dos
objetivos específicos traçados, que visa analisar o envolvimento e
apoio por parte dos parceiros educativos durante a suspensão das
aulas presenciais. Para dar resposta a este objetivo, uma das técnicas
de recolha de dados privilegiada foi a análise de documentos
orientadores do Agrupamento no âmbito do regime de educação a
distância. Para complementar, realizámos entrevistas
semiestruturadas aos elementos da Direção do Agrupamento de
Escolas, lideranças intermédias, docentes, representantes de
pais/encarregados de educação e das entidades parceiras, crianças e
alunos da educação pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico e
procedemos à aplicação de inquéritos por questionário a alunos do
segundo e terceiros ciclos e do ensino secundário. Concluímos que,
durante o período de ensino remoto de emergência, se verificou uma
boa dinâmica entre a escola, a família e a comunidade. Houve um
reconhecimento do esforço feito pelos parceiros locais para que a
educação chegasse a todos de igual forma, ainda que,
inevitavelmente, isso não tenha acontecido. Os parceiros apoiaram o
Agrupamento de Escolas e as famílias, quer na disponibilização de
equipamentos, quer na distribuição dos recursos pedagógicos em
papel aos alunos que não dispunham de rede de Internet, bem como
no transporte de refeições para as famílias mais carenciadas.
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Destacaram-se, neste apoio, o Município, as Juntas de Freguesia, a
Associação de Desenvolvimento Local Terras Dentro e a Cercimor. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38304 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
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