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http://hdl.handle.net/10174/38290
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Title: | Serviços Educativos em instituições não escolares na região Alentejo: um estudo de caso |
Authors: | Tinoco, Anita Goreti Estêvão |
Advisors: | Nico, José Bravo |
Keywords: | Serviços educativos Perfil pedagógico Instituições não-escolares Educação não-formal Aprendizagem ao longo da vida educational services Pedagogical profile Non-school institutions Non-formal education Lifelong learning |
Issue Date: | 12-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Os serviços educativos marcam presença em diferentes categorias de instituições e encontram-se dispersos pelo território. Enquadrada pelo paradigma interpretativo, seguindo uma abordagem qualitativa e recorrendo à modalidade de estudo de caso múltiplo, a presente investigação tem como objetivo conhecer e caracterizar o perfil pedagógico concretizado nos serviços educativos, em instituições não-escolares na região Alentejo. Para alcançar este desiderato, num primeiro momento, efetuou-se o mapeamento de serviços educativos localizados no território Alentejo. Posteriormente, deu origem à criação de categorias de serviços educativos, em função da atividade principal da instituição e da natureza das atividades promovidas, tendo-se apurado a existência de quatro categorias: ciência, cultura, economia e sociedade civil. Observou-se que os serviços educativos apresentam diferentes perfis de estruturação e complexidade, o que permitiu a sua hierarquização. Num segundo momento, procedeu-se à realização de um estudo de caso múltiplo que compreendeu a participação de oito serviços educativos, dois de cada categoria, selecionados entre os melhores exemplos de serviços educativos que haviam sido identificados na fase anterior. Da investigação realizada, concluiu-se que o perfil pedagógico concretizado nos serviços educativos em instituições não-escolares se insere no âmbito da modalidade de educação não-formal, que segue a abordagem da educação comunitária e popular, numa lógica de potenciamento da aprendizagem ao longo da vida, procurando desenvolver competências ao nível de múltiplas literacias. Observou-se uma articulação entre os conteúdos das atividades educativas promovidas e os currículos escolares, funcionando como complemento da educação formal e desempenhando um papel fundamental na consolidação das aprendizagens realizadas noutros contextos. Na dinamização das atividades, os serviços educativos recorrem a vários tipos de materiais e utilizam diferentes espaços e contextos, procurando tirar partido de todas as oportunidades de aprendizagem; Educational Services in non-school institutions in the Alentejo Region – a case study
ABSTRACT: Educational services are present in diferente categories of institutions and are scattered throughout the territory. Framed by the interpretive paradigm, following a qualitative approach and using the multiple case study modality, this research aims to understand and characterise the pedagogical profile of educational services, in non-school institutions in the Alentejo region. In order to achieve this, educational services located in the Alentejo region were first mapped, which subsequently led to the creation of categories of educational services, depending on the main activity of the institution and the nature of the activities promoted, and four categories were found to exist: science, culture, economy and civil society. It was noted that the educational services have different profiles of structure and complexity, which allowed them to be hierarchised. Secondly, a multiple case study was carried out involving eight educational services, two from each category, selected from the best examples of educational services that had been identified in the previous phase. From the research carried out, it was concluded that the pedagogical profile realised in educational services in non-school institutions falls within the scope of non-formal education, which follows the approach of community and popular education, in a logic of enhancing lifelong learning, seeking to develop skills at the level of multiple literacies. There was an articulation between the content of the educational activities promoted and the school curricula, complementing formal education and playing a fundamental role in consolidating learning carried out in other contexts. When organising activities, the educational services use various types of materials and different spaces and contexts, seeking to take advantage of all learning opportunities. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38290 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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