Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/38235

Title: Turismo cultural e criativo: o caso da Empresa de Animação Turística Tours Évora Genuína
Authors: Fernandes, Jones Heleno Machado Bagão
Advisors: Serra, Jaime Manuel Moleiro
Marujo, Noémi
Keywords: Turismo Cultural
Turismo Criativo
Motivações
Experiências
Satisfação
SERVPERF
Empresa de Animação Turística
Cultural Tourism
Creative Tourism
Motivations
Experiences
Satisfaction
SERVPERF
Tourist Activities Company
Issue Date: 7-Mar-2025
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os segmentos relacionados com o turismo cultural e criativo são cada vez mais reconhecidos na área do turismo como fundamentais para a diversificação da oferta turística e para a satisfação do consumidor. O turismo cultural envolve experiências que enfatizam a herança cultural e histórica de um destino, enquanto o turismo criativo promove experiências que exploram a criatividade local, nomeadamente, através das expressões artísticas, da música, gastronomia, design, etc. Neste enquadramento, a animação turística desempenha um papel importante na resposta às motivações desses nichos de mercado, uma vez que cria e implementa novos conceitos de experiências que integram os turistas e visitantes no contexto cultural e turístico dos destinos. Isso pode incluir atividades como passeios temáticos, workshops de artesanato local, festivais culturais, entre outros, contribuindo para a melhoria da imagem de um destino turístico. Essas experiências não só oferecem aos turistas uma oportunidade única para imergirem na cultura local, mas também contribuem para o desenvolvimento económico das comunidades, promovendo o património cultural e incentivando a participação das comunidades locais na indústria do turismo. Ou seja, o turismo cultural e criativo e a animação turística desempenham um papel crucial na diversificação da oferta turística e na criação de experiências significativas para os turistas e visitantes, ajudando a promover os destinos de forma autêntica e sustentável. A presente dissertação pretende caracterizar o perfil sociodemográfico do cliente da empresa “Tours Évora Genuína”, identificar as motivações dos clientes, assim como, obter o feedback das respetivas experiências vividas e aferir também o grau de satisfação dos clientes. Para atingir os objetivos foi adotada uma abordagem quantitativa através do inquérito por questionário. Com este trabalho pretende-se apurar a qualidade do desempenho dos serviços prestados aos turistas e visitantes por parte da empresa, identificando o perfil do respetivo cliente, o qual traduz, de algum modo, o tipo de turista e visitante que se verifica no Concelho de Évora. Para o efeito, utilizou-se o modelo SERVPERF (Cronin e Taylor, 1992), no qual a avaliação da qualidade dos serviços decorre do resultado direto da perceção de desempenho. Este modelo utiliza as perceções do consumidor em relação ao desempenho da empresa, de forma a avaliar da qualidade do serviço prestado; - Cultural and Creative Tourism: The case of the Tourist Company Tours Évora Genuína Abstract: Segments related to cultural and creative tourism are increasingly recognized in the tourism sector as fundamental for the diversification of tourist offer and for consumer satisfaction. Cultural tourism involves experiences that emphasize the cultural and historical heritage of a destination, while creative tourism promotes experiences that explore local creativity, namely through artistic expressions, music, gastronomy, design, etc. In this context, tourist entertainment plays an important role in responding to the motivations of these niche markets, as it creates and implements new concepts of experiences that integrate tourists and visitors into the cultural and tourist context of destinations. This may include activities such as themed tours, local craft workshops, cultural festivals, among others, contributing to improving the image of a tourist destination. These experiences not only offer tourists a unique opportunity to immerse themselves in local culture, but also contribute to the economic development of communities, promoting cultural heritage and encouraging local communities' participation in the tourism industry. So, cultural and creative tourism and tourist entertainment play a crucial role in diversifying the tourist offer and creating meaningful experiences for tourists and visitors, helping to promote the destinations in an authentic and sustainable way. Therefore, this dissertation aims to characterize the sociodemographic profile of the customer of the company “Tours Évora Genuína”, to identify the motivations of customers, as well as, to get their feedback related to the respective lived experiences and also to assess the level of customer satisfaction. To achieve the goals, a quantitative approach was adopted using a questionnaire survey. The aim of this study is to ascertain the quality of the services provided to tourists and visitors, identifying the profile of the respective client, which reflects, to some extent, the type of tourist and visitor found in the Municipality of Évora. To this end, the SERVPERF model (Cronin and Taylor, 1992) was used, in which the evaluation of service quality is the direct result of perceived performance. This model uses consumer perceptions of the company's performance to assess the quality of the service provided.
URI: http://hdl.handle.net/10174/38235
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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