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http://hdl.handle.net/10174/38229
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Title: | Gerações X, Y e Z: as motivações dos visitantes portugueses no Alentejo |
Authors: | Baptista, Vitorina Maria Madeira Pinto |
Advisors: | Marujo, Maria Nóemi Lima, Joana Inês Silva de |
Keywords: | Geração X Geração Y Geração Z Motivações Turismo Cultural Alentejo Generation X Generation Y Generation Z Motivations Cultural Tourism Alentejo |
Issue Date: | 27-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O turismo cultural no Alentejo manifestou, nas últimas décadas, uma significativa evolução, tornando a região um local atrativo para aqueles que procuram história, autenticidade e vivência das tradições locais. A integração do património material e imaterial, aliada ao crescente reconhecimento das mais diversas tradições, faz do Alentejo um destino que proporciona uma experiência variada e enriquecedora aos seus visitantes.
Com a elaboração deste estudo pretende-se identificar e estudar as motivações que levam os visitantes portugueses, pertencentes às Gerações X, Y e Z, a escolherem o Alentejo, como destino turístico.
Recorrendo a dados provenientes do projeto PACTUAL – “Património Cultural e Turismo no Alentejo: motivações e experiências do visitante português” (UIDP/00057/2020), analisaram-se as principais motivações de viagem dos visitantes ao Alentejo, segmentados de acordo com as Gerações X, Y e Z a que pertencem. Os resultados indicam que cada Geração de visitantes, para lá de diferenças no perfil sociodemográfico, valoriza diferentes atributos culturais do destino e apresenta diferentes aspetos motivacionais para visitar o Alentejo. Conhecer e compreender essas diferenças pode ajudar na criação de estratégias turísticas mais eficientes, alinhadas com as características e necessidades de cada Geração, contribuindo para experiências turísticas mais satisfatórias e memoráveis no Alentejo; - Generations X, Y and Z: The Motivations of Portuguese Visitors in Alentejo
Abstract:
Cultural tourism in the Alentejo has evolved significantly in recent decades, making the region an attractive place for those seeking history, authenticity and the experience of local traditions. The integration of tangible and intangible heritage, combined with the growing recognition of the most diverse traditions, makes the Alentejo a destination that offers a varied and enriching experience to its visitors.
The aim of this study is to identify and study the motivations that lead Portuguese visitors belonging to Generations X, Y and Z to choose the Alentejo as a tourist destination.
Using data from the PACTUAL project - ‘Cultural Heritage and Tourism in the Alentejo: motivations and experiences of the Portuguese visitor’(UIDP/00057/2020) - the main motivations for visitors to the Alentejo were analyzed, segmented according to the Generations X, Y and Z to which they belong. The results indicate that each generation of visitors, in addition to differences in socio-demographic profile, values different cultural attributes of the destination and has different motivational aspects for visiting the Alentejo. Knowing and understanding these differences can help create more efficient tourism strategies aligned with the characteristics and needs of each generation, contributing to more satisfying and memorable tourist experiences in the Alentejo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38229 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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