Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/38228

Title: Residentes vs visitantes nos eventos culturais: o caso de Ponte de Sor
Authors: Aguiar, Daniela Alexandra Fava
Advisors: Lima, Joana Inês Silva de
Borges, Maria do Rosário
Keywords: Eventos culturais
Motivação do turista
Perfil do residente
Perfil do visitante
Cultural events
Tourist motivation
Resident profile
Visitor profile
Issue Date: 14-Feb-2025
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O turismo tem crescido rapidamente nas últimas décadas, desempenhando um papel vital na economia ao gerar receitas, empregos e investimentos. Para se destacarem, os destinos turísticos precisam diversificar os seus produtos e muitas regiões têm recorrido a eventos culturais como ferramenta de desenvolvimento. Para maximizar os benefícios desses eventos, é essencial compreender as expectativas dos consumidores, assegurando a sua satisfação e competitividade. No entanto, são poucos os estudos que analisam as diferenças de comportamento entre visitantes e residentes, constatação que justifica a escolha deste tema para análise mais detalhada no estágio e estudo empírico. O presente relatório apresenta a reflexão sobre a experiência de estágio curricular no Centro de Artes e Cultura (CAC) de Ponte de Sor. O estágio teve como principal objetivo a execução de tarefas profissionais diárias, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos no mestrado e auxiliando na aprendizagem prática do curso. Um segundo objetivo foi desenvolver um estudo empírico que permitisse analisar o perfil e as motivações dos participantes, distinguindo entre residentes e visitantes, em eventos culturais em Ponte de Sor e identificar possíveis diferenças relacionadas com o seu comportamento, antes, durante e após a sua participação no evento. Com o estudo, foi possível perceber que, apesar de residentes e visitantes apresentarem perfis demográficos semelhantes, existem diferenças nos comportamentos em relação ao evento. Os residentes estão mais envolvidos e veem o evento como uma forma de aliviar o stress diário, enquanto os visitantes destacam a socialização e o tempo em família. Em contraste com os residentes, os visitantes tendem a usar mais o automóvel e a gastar mais em alojamento, alimentação, transporte e produtos típicos. Além disso, os residentes são menos propensos a partilhar fotos nas redes sociais, têm uma visão mais positiva da limpeza do evento e estão mais dispostos a voltar a participar e a recomendá-lo; - Title Residents vs visitors at cultural events: The case of Ponte de Sor Abstract: Tourism has grown rapidly in recent decades, playing a vital role in the economy by generating revenue, jobs, and investments. To stand out, tourist destinations need to diversify their products, and many regions have turned to cultural events as a development tool. To maximize the benefits of these events, it is essential to understand consumer expectations, ensuring their satisfaction and competitiveness. However, there are few studies that analyze the behavioral differences between visitors and residents, a finding that justifies the choice of this topic for more detailed analysis in the internship and empirical study. This report presents a reflection on the curricular internship experience at the Centro de Artes e Cultura (CAC) in Ponte de Sor. The main objective of the internship was to carry out daily professional tasks, allowing the application of knowledge acquired in the master's program and assisting in the practical learning of the course. A second objective was to develop an empirical study that would analyse the profile and motivations of participants, distinguishing between residents and visitors, in cultural events in Ponte de Sor, and identifying possible differences related to their behaviour before, during, and after their participation in the event. The study revealed that, although residents and visitors have similar demographic profiles, there are differences in behaviours regarding the event. Residents are more engaged and view the event as a way to relieve daily stress, while visitors highlight socialization and family time. In contrast to residents, visitors tend to use cars more and spend more on accommodation, food, transportation, and local products. Furthermore, residents are less likely to share photos on social media, have a more positive view of the event's cleanliness, and are more willing to return and recommend it.
URI: http://hdl.handle.net/10174/38228
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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