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http://hdl.handle.net/10174/38187
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Title: | Projetar paisagens para a descarbonização. O caso estudo do Porto marítimo de Sines – Portugal |
Authors: | Marinho, Lucas de Aquino |
Advisors: | Freire, Maria da Conceição Marques Batista, Maria Teresa Folgôa |
Keywords: | Paisagem Descarbonização Porto de Sines Captura de Carbono Vegetação Landscape Decarbonization Port of Sines Carbon capture Vegetation |
Issue Date: | 21-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho propôs-se analisar e transformar a paisagem portuária de Sines
através de uma abordagem de descarbonização por meio da captura carbónica,
onde relaciona as emissões diretas do porto e os potenciais para a sua
compensação. Utilizando-se como referência o estudo de caraterização das
emissões portuárias desenvolvido pela Agenda NEXUS, obteve-se a pegada
carbónica equivalente aos âmbitos 1 e 2, somando 12.093,38 tCO2eq em 10 anos.
Em seguida, delimitou-se a área de estudo e analisou-se a paisagem do porto e
envolvente. Adiante, obteve-se a quantidade atual do stock carbónico da área de
estudo, de 600.002,72 toneladas, desenvolvido com base nas classes da Carta de
Ocupação do Solo conjuntural de 2023. Com esta informação, foi possível propor
a expansão das classes florestais com referência aos Planos Diretores Municipais
e às unidades de paisagem, obtendo um acréscimo de stock de carbono de
43.116,76 toneladas, suficiente para compensar as emissões diretas portuárias; - ABSTRACT:
Projecting landscapes for decarbonization. The Port of Sines case
study - Portugal -
This work set out to analyse and transform the Sines port landscape through a
decarbonisation approach through carbon capture, where it relates the port's
direct emissions and the potential for offsetting them. Using the port emissions
characterisation study developed by Agenda NEXUS as a reference, the carbon
footprint equivalent to scopes 1 and 2 was obtained, adding up to 12,093.38
tCO2eq over 10 years. The study area was then delimited and the landscape of the
port and its surroundings analysed. Then, the current amount of carbon reserves
in the study area was obtained, amounting to 600,002.72 tonnes, based on the
classes in the 2023 Land Use Map. With this information, it was possible to
propose the expansion of forest classes with reference to Municipal Master Plans
and landscape units, obtaining an additional carbon stock of 43,116.76 tonnes,
enough to offset direct port emissions. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38187 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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