|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/38159
|
Title: | O trabalho por projeto e as aprendizagens integradas |
Authors: | Realinho, Mariana Isabel Espanhol |
Advisors: | Marques, Ana Artur |
Keywords: | Trabalho por projeto Aprendizagens significativas Integração Curricular Crianças Participação Project Work Significant Learnings Curricular Integration Children Participation |
Issue Date: | 12-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este relatório diz respeito à dimensão investigativa da Prática de Ensino Supervisionada
em contexto pré-escolar e em contexto 1º ciclo do ensino básico do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Para esse trabalho ser desenvolvido, foi preciso conhecer os ambientes educativos onde
estive e fazer a análise reflexiva da conceção da ação educativa tanto em pré-escolar como em
1º ciclo do ensino básico, com base nas observações e notas de campo.
É o resultado de um processo investigativo inspirado na metodologia de investigaçãoação,
cujo objetivo principal foi compreender como é que o trabalho por projeto contribui para
a integração curricular e para aprendizagens mais significativas, ou seja, aprendizagens com
significado para as crianças e para o grupo, tendo em conta as suas vivências, experiências e
conhecimentos prévios.
Para isso, foram utilizados, como fonte e produção de dados, os diálogos com as
crianças e entre as crianças, escutando e registando a sua voz; as observações focalizadas; as
reuniões e atividades ao longo dos projetos; os registos escritos, fotografias e áudios que,
posteriormente completavam as reflexões semanais; e as planificações semanais e diárias.
Como técnicas e instrumentos de recolha desses dados utilizei as grelhas de planificação
que se focalizaram na intencionalidade educativa e organização do grupo, dos espaços e dos
materiais; os guiões de entrevistas e as entrevistas às crianças e aos cooperantes.
Apesar da legislação e de todos os documentos que guiam a prática dos/as docentes em
ambas as valências, o trabalho por projeto nem sempre é uma metodologia utilizada pelos
docentes. Porém, esta investigação sobre a minha prática permitiu-me perceber que o trabalho
de aprendizagem por projeto é um meio que potencia a realização de aprendizagem integradas,
contemplando diferentes conteúdos curriculares, tornando assim a aprendizagem mais
significante para as crianças; - Abstract:
Title: Project Work and The Integrated Learning -
This report concerns the investigative dimension of Supervised Teaching Practices
within the context of pre-school education and the first cycle of basic education, as part of the
master’s degree in Pre-school Education and Teaching of the first Cycle of Basic Education.
For this work to be developed, it was necessary to know the educational environments
in which I was immersed and carry out a reflective analysis of the conception of educational
action both in pre-school and in the first cycle of basic education, based on observations and
field notes.
It’s the result of an investigative process inspired by the action research methodology,
whose main objective was to understand how project work contributes to curricular integration
and more meaningful learning.
To achieve this, dialogues with and among children were used as a source and
production of data, listening and registering their voices; focused observations; meetings and
activities throughout the projects; the written records, photographs and audios that later
completed the weekly reflections; and weekly and daily planning.
As techniques and instruments for collecting this data, I used planning grids that focused
on the educational intention and organization of the group, spaces and materials, interview
guides and interviews with children and collaborators.
Despite the legislation and all the documents that guide the practice of teachers in both
areas, project work is not always a methodology used by teachers. However, this investigation
into my practice allowed me to realize that project-based learning work is a means that
enhances integrated learning, covering different curricular contents, thus making learning more
meaningful for children. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38159 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|