Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/38050
|
Title: | Sistemas de avaliação de desempenho em instituições bancárias em São Tomé e Príncipe |
Authors: | Cruz, Ludmila Vaz do Rosário da |
Advisors: | Silva, Paulo Fernando Lopes Resende da |
Keywords: | Sistema de avaliação de desempenho Instituições bancárias Estudo de caso em São Tomé e Príncipe Performance appraisal system Banking institutions Case study in Sao Tome and Principe |
Issue Date: | 24-May-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A avaliação de desempenho é um sistema formal e sistemático utilizado pelas
organizações para avaliar o trabalho dos seus colaboradores. Sua implementação representa
um desafio significativo para os recursos humanos devido à complexidade envolvida na
avaliação. Geralmente, as organizações realizam avaliações para definir estratégias que
incentivem a motivação e aumentem a produtividade, com vista a alcançar seus objetivos
organizacionais.
Este estudo tem como objetivo, investigar o estado da avaliação de desempenho em três
bancos comerciais de São Tomé e Príncipe, utilizando uma abordagem descritiva baseada em
dados quantitativos e qualitativos recolhidos por meio de questionários e entrevistas. A
análise dos dados foi conduzida utilizando o software Excel. Os resultados indicam que todos
os bancos analisados têm sistemas de avaliação de desempenho implementados.
O estudo contribui para uma compreensão mais profunda das práticas de avaliação de
desempenho no contexto bancário de São Tomé e Príncipe, destacando a importância dessa
ferramenta na gestão de recursos humanos e na consecução dos objetivos organizacionais; - PERFORMANCE EVALUATION IN BANKING INSTITUTIONS IN SÃO TOMÉ
AND PRÍNCIPE - ABSTRACT:
Performance appraisal is a formal and systematic system used by organizations to evaluate
the work of their employees. Its implementation poses a significant challenge for human
resources due to the complexity involved in the evaluation. Generally, organiz ations conduct
assessments to define strategies that encourage motivation and increase productivity, with a
view to achieving their organizational goals.
This study aims to investigate the state of performance evaluation in three commercial banks
in São Tomé and Príncipe, using a descriptive approach based on quantitative and qualitative
data collected through questionnaires and interviews. Data analysis wa s conducted using
Excel soware. The results indicate that all the banks analyzed have performance appraisal
systems in place.
The study contributes to a deeper understanding of performance appraisal practices in the
banking context of São Tomé and Príncipe, highlighting the importance of this tool in human
resource management and the achievement of organizational objectives. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38050 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|