|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37804
|
Title: | O papel do feedback na motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática |
Authors: | Bernardino, Carla Manuela Mendes Serra |
Advisors: | Borralho, António |
Keywords: | Avaliação formativa Feedback Motivação Ensino-aprendizagem da Matemática Ensino básico e Secundário Formative assessment Feedback Motivation Teaching and learning of Mathematics Primary and Secondary Education |
Issue Date: | 2-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, desenvolvida numa escola básica e secundária, em contexto 3º ciclo de ensino básico e no secundário, no ano letivo 2023/2024. Retrata uma investigação que tem como principal objetivo estudar o papel do feedback na motivação, ensino e aprendizagem dos alunos. Decorrentes desta ideia foram formuladas as seguintes questões de investigação:
1. De que forma os distintos tipos de feedback interferem na motivação dos alunos?
2. Qual é a relação entre a qualidade do feedback fornecido aos alunos e sua motivação para aprender?
3.Qual é a perceção dos alunos sobre o feedback recebido?
No que diz respeito à metodologia usada na investigação, o estudo esteve assente no paradigma interpretativo, seguindo uma abordagem qualitativa e na modalidade de investigação-ação, uma vez que se implementou uma proposta didático-pedagógica.
No estudo conclui-se que para que o feedback seja efetivamente bem-sucedido, pode ser oral, escrito ou motivacional, ou uma combinação de todos eles, tem que ser suficientemente claro e fornecido no momento oportuno para orientar o aluno na tarefa em que está envolvido, para que se sinta com confiança no avanço do seu trabalho e se motive para aprender. A partir deste estudo foi possível observar, na sala de aula, uma evolução na perceção dos alunos, relativamente ao feedback, uma vez que os alunos passaram a entendê-lo como uma ajuda à compreensão das tarefas a realizar. Em última análise, e em especial no ensino secundário, o feedback entre pares emergiu como um forte aliado de ensino e aprendizagem e, também, promotor de motivação para a aprendizagem matemática; - The Role of Feedback in Motivating Students to Learn Mathematics
Abstract:
This report focuses on the Supervised Teaching Practice (STP) within the Master's in Mathematics Teaching for the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, carried out in a combined basic and secondary school during the 2023/2024 academic year, in the context of the 3rd cycle of basic education and secondary education. It outlines a research study whose main objective is to examine the role of feedback in student motivation, teaching, and learning. Based on this idea, was formulated the following research questions:
1. How do different types of feedback affect student motivation?
2. What is the relationship between the quality of feedback provided to students and their motivation to learn?
3. What are students' perceptions of the feedback they receive?
In terms of methodology, the study was based on the interpretive paradigm, following a qualitative approach within an action-research framework, as a didactic-pedagogical proposal was implemented.
The study concludes that, for feedback to be truly successful, it can be oral, written, motivational, or a combination of all three, but it must be clear enough and provided at the right moment to guide the student in the task at hand. This ensures the student feels confident in their progress and motivated to learn. From this study, it was observed that there was an evolution in students' perceptions of feedback in the classroom, as they began to see it as a tool to help them understand the tasks to be completed. Ultimately, especially in secondary education, peer feedback emerged as a powerful ally in teaching and learning, and also as a promoter of motivation for learning mathematics. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37804 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|