|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37798
|
Title: | Histórias difíceis de contar – A literatura infantil e a cidadania |
Authors: | Ferreira, Helena Cristina Rebocho |
Advisors: | Balça, Ângela |
Keywords: | Cidadania Literatura Infantil Debate Temas Difíceis Citizenship Children's Literature Debate Difficult Topics |
Issue Date: | 18-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório de estágio surgiu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Este trabalho corresponde à descrição e desenvolvimento de uma investigação, à implementação de um projeto nos contextos referidos, com grupos de crianças entre os quatro e os seis anos e entre os nove e os onze anos de idade.
A investigação teve como ponto de partida a promoção do debate sobre temas difíceis, presentes na sociedade, que surgem como difíceis de dialogar. Deste modo, o presente trabalho pretende compreender como, através da literatura infantil, podemos educar para a cidadania. Assim, apoiado pelo documento “Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania” este estudo procurou responder à questão: “Como, através da Literatura Infantil, podemos educar para a cidadania?” com o objetivo de promover e fornecer ferramentas para educadores e professores incentivarem o debate sobre temas fraturantes na sociedade, através de obras infantis. Para este cenário, procurámos atingir a promoção do debate sobre temas considerados difíceis através da exploração de obras literárias infantis nos contextos de Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico bem como aprofundar o saber mediante a própria literatura infantil, a cidadania e como a sua relação pode ser promotora do debate sobre temas relacionados com a educação para a cidadania.
A metodologia aplicada neste trabalho foi a metodologia de investigação-ação, com a utilização de diferentes instrumentos de recolha de dados com o objetivo de responder tanto ao objetivo geral como aos objetivos específicos desta investigação.
Ao longo deste trabalho foram promovidas atividades, experiências de aprendizagem que relacionaram os temas explorados em cada obra com a educação para a cidadania, consciencializando e construindo com cada grupo a sua capacidade de dialogar como de desenvolver bons hábitos cívicos.
Por fim, os resultados obtidos através do desenvolvimento deste trabalho de investigação provaram que relacionar a literatura infantil com a cidadania promove o debate sobre esses mesmos temas e como a consciencialização para hábitos que promovem a cidadania são uma mais-valia na educação das crianças; - Difficult Stories to Tell - Children's Literature and Citizenship.
Abstract: - This internship report was produced as part of the course Supervised Teaching Practice, with the aim of obtaining a master's degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. This work corresponds to the description and development of an investigation, the implementation of a project in the aforementioned contexts, with groups of children aged between four and six and between nine and eleven.
The research had as its starting point for this work was the promotion of debate on difficult topics that are present in society and which appear difficult to talk about. In this way, this work sought to understand how, through children's literature, we can educate for citizenship. Thus, supported by the document ‘National Strategy for Citizenship Education’, this study sought to answer the question: ‘How, through Children's Literature, can we educate for citizenship?’ with the aim of promoting and providing tools for educators and teachers to encourage debate on fractious issues in society through children's works. For this scenario, we sought to promote debate on issues considered difficult through the exploration of children's literature in pre-school and primary school contexts, as well as to deepen knowledge about children's literature itself, citizenship and how their relationship can promote debate on issues related to education for citizenship.
The methodology applied in this work was action research, using different data collection tools in order to respond to both the general objective and the specific objectives of this research.
Throughout this work, activities and learning experiences were promoted that linked the themes explored in each work with citizenship education, raising awareness and building each group's capacity for dialogue and developing good civic habits.
Ultimately, the results obtained through this research work proved that relating children's literature to citizenship promotes debate on these same themes and how awareness of habits that promote citizenship are an asset in children's education. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37798 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|