Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37795
|
Title: | A utilização de ilustrações e histórias como fator motivacional da criatividade no processo ensino aprendizagem do violino |
Authors: | Chicória, João Francisco Fernandes |
Advisors: | Damas, Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e |
Keywords: | Ensino de Violino Criatividade Motivação Ilustrações Histórias Violin Teaching Creativity Motivation Ilustrations Stories |
Issue Date: | 19-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho resume-se à investigação de duas ferramentas que visam estimular o pensamento criativo dos jovens violinistas. Para além deste, o trabalho de investigação em causa visa consciencializar os leitores para a adoção de metodologias, que facilitem o processo inerente à aprendizagem de um instrumento tecnicamente exigente. O trabalho estará dividido em duas partes: a primeira das quais irá caracterizar o espaço escolhido para a prática de ensino supervisionada e a respetiva síntese da prática pedagógica. Na segunda parte serão abordados os pontos referentes ao objeto de investigação, tais como: o impacto que a utilização de ilustrações e histórias tem sobre a motivação do aluno durante a aprendizagem do violino; a criação de uma personagem durante a interpretação de uma obra musical e alguns exercícios de ajuda para o desenvolvimento de um ser autonomamente criativo. Para além destes, a segunda parte é complementada pelos resultados obtidos durante o estágio; por exercícios que ajudaram o mestrando na obtenção dos resultados e, pelas entrevistas escritas que contribuíram para o objeto de investigação. Conclui-se que, o equilíbrio entre a vertente técnica e interpretativa na aprendizagem do violino, deve ser um fator prioritário. Ambos demonstram ser fundamentais para a construção de um ser criativo e tecnicamente autónomo; - The use of illustrations and stories as a motivational factor of creativity in the teaching learning process of the violin -
Abstract: This work is about investigating two tools that aim to stimulate creative thinking in young violinists. In addition to this, the research aims to make readers aware of the need to adopt methodologies that facilitate the process inherent in learning a technically demanding instrument. The work will be divided into two parts: the first will characterize the space chosen for the supervised teaching practice and the respective summary of the pedagogical practice. In the second part, points relating to the object of investigation will be addressed, such as: the impact that the use of illustrations and stories has on the student's motivation during violin learning; the creation of a character during the interpretation of a musical work and some exercises to help develop an autonomously creative being. In addition to these, the second part is complemented by the results obtained during the internship, exercises that helped the master's student to obtain the results and written interviews that contributed to the object of investigation. The conclusion is that the balance between the technical and interpretative aspects of learning the violin should be a priority. Both prove to be fundamental for building a creative and technically autonomous being. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37795 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|