Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37794

Title: Perceção e consciencialização do correto movimento da direção do arco no ensino do violino
Authors: Machado, Leonor de Sampaio Palha de França
Advisors: Damas, Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e
Keywords: Ensino
Música
Violino
Arco
Consciência corporal
Teaching
Music
Violin
Bow
Body awareness
Issue Date: 18-Dec-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O relatório da prática de ensino supervisionada corresponde ao relatório do estágio, realizado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, com alunos da classe de violino da Professora Joana Cipriano, no letivo de 2022/2023, estando dividido em duas partes. A primeira parte do relatório refere-se à prática de ensino supervisionada, onde foram trabalhados aspetos teórico-práticos acordados nas aulas assistidas. Na segunda parte, o projeto tem como temática o estudo de um exercício proposto pela discente para combater a dificuldade na perceção e consciencialização do correto movimento da direção do arco na aprendizagem do violino. O método chama-se ‘’Cordas Soltas às Cegas’’ e tem por base um pensamento divergente que parte de um método mais abstrato, por se tratar de um exercício realizado com os olhos vendados, com o intuito de desenvolver a consciência corporal. Por fim, são apresentados os resultados e a discussão sobre a eficácia da investigação; - Perception and awareness of the correct bowing direction in violin teaching Abstract: This document on supervised teaching practice corresponds to the internship report carried out at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, with students from the violin class of Professor Joana Cipriano, during the 2022/2023 academic year, and is divided into two parts. The first part of the report focuses on the supervised teaching practice, addressing the theoretical and practical aspects agreed upon during the observed lessons. In the second part, the project explores an exercise proposed by the student to address the challenges in perceiving and becoming aware of the correct bowing movement during violin learning. The method is called ‘’Cordas Soltas às Cegas’’ and is based on divergent thinking, drawing from a more abstract approach since it involves an exercise performed with eyes closed, aimed at developing body awareness. Finally, the methods, results, and discussion regarding the effectiveness of the research are presented.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37794
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_de_Musica-Leonor_de_Sampaio_Palha_de_Franca_Machado.pdf6.8 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois