Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37794
|
Title: | Perceção e consciencialização do correto movimento da direção do arco no ensino do violino |
Authors: | Machado, Leonor de Sampaio Palha de França |
Advisors: | Damas, Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e |
Keywords: | Ensino Música Violino Arco Consciência corporal Teaching Music Violin Bow Body awareness |
Issue Date: | 18-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O relatório da prática de ensino supervisionada corresponde ao relatório do estágio,
realizado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, com alunos
da classe de violino da Professora Joana Cipriano, no letivo de 2022/2023, estando
dividido em duas partes.
A primeira parte do relatório refere-se à prática de ensino supervisionada, onde foram
trabalhados aspetos teórico-práticos acordados nas aulas assistidas.
Na segunda parte, o projeto tem como temática o estudo de um exercício proposto pela
discente para combater a dificuldade na perceção e consciencialização do correto
movimento da direção do arco na aprendizagem do violino.
O método chama-se ‘’Cordas Soltas às Cegas’’ e tem por base um pensamento divergente
que parte de um método mais abstrato, por se tratar de um exercício realizado com os
olhos vendados, com o intuito de desenvolver a consciência corporal.
Por fim, são apresentados os resultados e a discussão sobre a eficácia da investigação; - Perception and awareness of the correct bowing direction in violin teaching
Abstract:
This document on supervised teaching practice corresponds to the internship report
carried out at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, with
students from the violin class of Professor Joana Cipriano, during the 2022/2023
academic year, and is divided into two parts.
The first part of the report focuses on the supervised teaching practice, addressing the
theoretical and practical aspects agreed upon during the observed lessons.
In the second part, the project explores an exercise proposed by the student to address the
challenges in perceiving and becoming aware of the correct bowing movement during
violin learning.
The method is called ‘’Cordas Soltas às Cegas’’ and is based on divergent thinking,
drawing from a more abstract approach since it involves an exercise performed with eyes
closed, aimed at developing body awareness. Finally, the methods, results, and discussion
regarding the effectiveness of the research are presented. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37794 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|