|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37791
|
Title: | Consciência fonológica, ritmo, atenção auditiva, perceção musical e coordenação motora em crianças do pré-escolar: efeitos de uma intervenção psicomotora, baseada em atividades rítmicas e movimento expressivo |
Authors: | Leitão, Ana Margarida Ramalho Rasteiro |
Advisors: | Almeida, Gabriela Almeida Ferreira, Ana Isabel Carvalho da Cruz |
Keywords: | Psicomotricidade Pré-escolar Consciência fonológica Perceção musical Ritmo Coordenação motora Psychomotricity Preschool Phonological awareness Musical perception Rhythm Motor coordination |
Issue Date: | 16-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo criar e avaliar a confiabilidade de tarefas de
avaliação da perceção musical em crianças do pré-escolar e analisar os efeitos de uma
intervenção psicomotora baseada em atividades rítmicas e expressivas na consciência
fonológica, memória auditiva sequencial, ritmo auditivo, atenção auditiva, perceção
musical e coordenação motora. A confiabilidade das tarefas (estabilidade temporal e
consistência interna) foi analisada num estudo exploratório com 12 crianças, utilizando o
método teste-reteste. Os resultados indicaram um coeficiente de estabilidade razoável,
embora tenham sido identificadas limitações na precisão das medidas. Numa segunda
fase, 25 crianças foram selecionadas para participar numa intervenção psicomotora, sendo
realizadas avaliações pré e pós-intervenção. Os resultados demonstraram melhorias
significativas no grupo experimental em variáveis como consciência fonológica, memória
auditiva sequencial, ritmo auditivo e perceção musical. Em contraste, o grupo de controlo
não apresentou mudanças significativas. Apesar de algumas variáveis não atingirem
significância estatística, a magnitude dos efeitos observados aponta para o impacto
positivo da intervenção psicomotora nas habilidades avaliadas.
Concluindo, apesar das limitações, os resultados sugerem que intervenções
psicomotoras baseadas em atividades rítmicas e expressivas podem promover benefícios
na perceção musical e no desenvolvimento de habilidades cognitivas em crianças.
Estudos futuros com amostras maiores e maior duração da intervenção são recomendados
para consolidar estas evidências; - Phonological awareness, rhythm, auditory attention, musical perception, and
motor coordination in preschool children: effects of a psychomotor intervention
based on expressive rhythmic activities
Abstract:
This study aimed to create and evaluate the reliability of tasks assessing musical
perception in preschool children and to analyze the effects of a psychomotor intervention
based on rhythmic and expressive activities on phonological awareness, sequential
auditory memory, auditory rhythm, auditory attention, musical perception, and motor
coordination. The reliability of the tasks (temporal stability and internal consistency) was
assessed in an exploratory study involving 12 children using the test-retest method. The
results indicated a reasonable stability coefficient, although limitations in measurement
precision were identified. In a second phase, 25 children were selected to participate in a
psychomotor intervention, with pre- and post-intervention evaluations conducted.
The results demonstrated significant improvements in the experimental group in
variables such as phonological awareness, sequential auditory memory, auditory rhythm,
and musical perception. In contrast, the control group showed no significant changes.
Although some variables did not reach statistical significance, the effect size observed
highlights the positive impact of the psychomotor intervention on the assessed skills.
In conclusion, despite certain limitations, the findings suggest that psychomotor
interventions based on rhythmic and expressive activities can promote benefits in musical
perception and the development of cognitive skills in children. Future studies with larger
samples and longer intervention durations are recommended to strengthen these findings. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37791 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|