Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37717

Title: PLANO 21/23 ESCOLA+, plano de recuperação de aprendizagens - A resposta do sistema educativo português - O caso do Agrupamento de escolas do Bonfim em Portalegre
Authors: Lourenço, Ana Teresa Marques Tavares
Advisors: Favinha, Marília Evangelina Sota
Keywords: Escola
Pandemia Covid-19
Plano 21/23
Recuperação de Aprendizagens
School
Covid-19 pandemic
Plan 21/23
Learning Recovery
Issue Date: 20-Dec-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A implementação e aplicação do Plano de Recuperação de Aprendizagens PLANO 21/23 ESCOLA+ é o tema desta investigação, cujo ponto de partida é a Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho, na qual se apresentava um conjunto de medidas que se alicerçavam nas políticas educativas com vista à recuperação das aprendizagens e procurando garantir que ninguém ficasse para trás devido aos impactos que a pandemia de COVID-19 teve no sistema educativo português. Com este estudo, pretendeu-se monitorizar a eficácia e eficiência das medidas adotadas, conhecendo como foi aplicado o Plano nos seus três eixos estruturantes de atuação que visavam a adoção de medidas para que as escolas dispusessem de meios pedagógicos para um desenvolvimento curricular mais flexível; a capacitação das mesmas com recursos e meios para o desenvolvimento de medidas de natureza extraordinária no âmbito do Plano; e o desenvolvimento de indicadores e instrumentos precisos destinados à sua monitorização. O contexto de estudo é o Agrupamento de Escolas do Bonfim, em Portalegre, envolvendo a direção do Agrupamento e o seu corpo docente. Para dar resposta à questão norteadora da pesquisa, na realização desta investigação, foi aplicada uma metodologia de cariz quantitativo com recurso à aplicação de questionários aos docentes, apoiada em bibliografia específica e na análise dos resultados dos questionários foram utilizadas como técnicas a estatística simples e a análise inferencial. Depois de analisados os dados, os resultados foram triangulados com a bibliografia específica, para inferências e conclusões, apontando que as metas estabelecidas no Plano de Recuperação de Aprendizagens 21/23 ESCOLA+ foram parcialmente alcançadas, na perceção e representação dos inquiridos, pois o Plano foi bem recebido e considerado eficaz, especialmente no que diz respeito ao empenho do corpo docente e da escola. Contudo, há áreas que ainda necessitam de atenção, tais como a formação de docentes, o envolvimento dos alunos e a participação da comunidade escolar. A comunicação e a gestão de recursos também podem ser melhoradas para garantir um impacto mais uniforme. Apesar das perceções positivas, salienta-se que será importante atentar na transparência e clareza dos critérios de monitorização e avaliação, bem como na integração de algumas ações no quotidiano escolar, para garantir uma recuperação de aprendizagens mais equitativa e eficaz; - PLAN 21/23 ESCOLA+ Learning Recovery Plan - The response of the Portuguese educational system The Case of Bonfim School Group in Portalegre ABSTRACT: The implementation and application of the Learning Recovery Plan PLANO 21/23 ESCOLA+ is the subject of this research, which is grounded in Resolution No. 90/2021 of the Council of Ministers, dated 7 July. This resolution presented a set of measures based on educational policies aimed at recovering learning and ensuring that no one was left behind due to the impacts of the COVID-19 pandemic on the Portuguese education system. This study aimed to monitor the effectiveness and efficiency of the adopted measures, examining how the Plan was applied across its three structural axes, which focused on adopting measures to provide schools with pedagogical resources for a more flexible curriculum development; empowering schools with resources and means for implementing extraordinary measures within the Plan; and developing precise indicators and instruments for its monitoring. The study context is the Bonfim School Group in Portalegre, involving the direction of the Group and its teaching staff. To address the guiding question of the research, a quantitative methodology was employed, utilising questionnaires for the teachers, supported by specific literature. Simple statistics and inferential analysis were used as techniques to analyse the results of the questionnaires. After analysing the data, the results were triangulated with specific literature to draw inferences and conclusions, indicating that the goals set in the Learning Recovery Plan 21/23 ESCOLA+ were partially achieved, according to the perceptions and views of the respondents. The Plan was well received and considered effective, particularly regarding the commitment of the teaching staff and the school. However, there are still areas that require attention, such as teacher training, student engagement, and the participation of the school community. Communication and resource management could also be improved to ensure a more uniform impact. Despite the positive perceptions, it is important to focus on the transparency and clarity of the monitoring and evaluation criteria, as well as the integration of certain actions into daily school life, to ensure a more equitable and effective recovery of learning.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37717
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciencias_da_Educacao_Administracao_Regulacao_e_Politicas_Educativas-Ana Teresa_Marques_Tavares_Lourenco.pdf7.51 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois