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http://hdl.handle.net/10174/37661
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Title: | Perceção dos professores sobre a avaliação de desempenho docente: o caso da Escola Secundária Alfredo da Cruz Silva (ESACS) |
Authors: | Baptista, Francelina MendesTavares |
Advisors: | Borralho, António |
Keywords: | Avaliação do desempenho docente Desenvolvimento profissional Indicadores de avaliação Procedimentos de avaliação Assessment of teaching performance Professional development Assessment indicators Assessment procedures |
Issue Date: | 17-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A avaliação do desempenho docente deve ter em conta a transparência dos propósitos, indicadores e procedimentos, bem como uma cuidada definição de critérios, construído e aceite por todos intervenientes. Contudo, pode-se dizer que o rigor, a adequação, ética, exequibilidade e utilidade são critérios que devem orientar todos os esforços de avaliação e que estarão muito dependentes dos níveis de participação e de envolvimentos dos docentes e de mais intervenientes no processo.
Este estudo analisa as perceções dos professores sobre a avaliação de desempenho docente da Escola Secundária Alfredo da Cruz Silva (ESACS) em Cabo Verde, em particular identificando os indicadores e procedimentos considerados mais relevantes pelos professores. Foi mobilizado um quadro teórico inspirado nas teorias e modelos de avaliação e no referencial normativo que regula a avaliação de desempenho docente em Cabo Verde.
A metodologia de investigação assenta no paradigma positivista, com uma abordagem quantitativa e na modalidade de survey. A recolha de dados foi efetuada a partir de inquérito por questionário.
Dos resultados obtidos podemos constatar que os inqueridos concordam que a avaliação de desempenho docente motiva os docentes para o seu desenvolvimento profissional e que deve ter em consideração a assiduidade dos docentes. Além disso, também concordam totalmente que avaliação deve ter em conta que os critérios de avaliação deverão ser claros e ser do conhecimento dos docentes. O estudo, também, permitiu concluir que a avaliação do desempenho docente é uma oportunidade de desempenho e de satisfação profissional dos docentes; - Teachers' Perceptions of Teacher Performance Assessment: The Case of Alfredo da Cruz Silva Secondary School (ESACS)
Abstrat:
The assessment of teaching performance must take into account the transparency of purposes, indicators and procedures, as well as a careful definition of criteria, constructed and accepted by all those involved. However, it can be said that rigour, appropriateness, ethics, feasibility and usefulness are criteria that should guide all evaluation efforts and will be highly dependent on the levels of participation and involvement of teachers and other stakeholders in the process.
This study analyses teachers' perceptions of teaching performance evaluation at the Alfredo da Cruz Silva Secondary School (ESACS) in Cabo Verde, in particular by identifying the indicators and procedures considered most relevant by the teachers. A theoretical framework was mobilized, inspired by evaluation theories and models and the normative framework that regulates teacher performance assessment in Cabo Verde.
The research methodology is based on the positivist paradigm, with a quantitative approach and in the form of a survey. Data was collected using a questionnaire survey.
From the results obtained, we can see that the respondents agree that the assessment of teaching performance motivates teachers to develop professionally and that it should take teachers' attendance into account. They also totally agree that assessment should take into account that the assessment criteria should be clear and known to the teachers. The study also led to the conclusion that the assessment of teaching performance is an opportunity for performance and professional satisfaction for teachers. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37661 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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