Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37626

Title: Expectativas académicas: contributo para uma análise crítica numa Casa de Acolhimento Residencial de adolescentes femininas
Authors: Chambel, Claudia Alexandra Monteiro Silva
Advisors: Favinha, Marília Evangelina Sota
Keywords: Expectativas Académicas
Acolhimento Residencial
Adolescência
Ecologia do Desenvolvimento
Sucesso Académico
Academic Expectations
Residential Shelter Care
Adolescence
Developmental Ecology
Academic Success
Issue Date: 27-Oct-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O Acolhimento Residencial (AR) é um contexto transitório de vida, por natureza protetor e reparador, no qual deve ser garantido o princípio do superior interesse das crianças ou dos jovens, indo ao encontro à atual legislação de proteção de crianças e jovens. A experiência de acolhimento influencia o processo de desenvolvimento das adolescentes, o que implica a responsabilidade por parte dos profissionais das CAR de constante aprendizagem e questionamento das suas metodologias de intervenção. Partindo da lógica de que as expectativas académicas estão diretamente relacionadas com a promoção do sucesso escolar, e que a componente académica é um eixo vital da projeção que as adolescentes são capazes de fazer de si próprias no futuro, e das capacidades e competências que lhes vão permitir elaborar o seu projeto de vida, a premissa desta dissertação é contribuir para a realização de uma análise crítica sobre as expectativas académicas, numa CAR de adolescentes femininas. A investigação é um estudo de caso com recurso a uma metodologia qualitativa. Para a concretização da dissertação analisaram-se documentos internos da CAR que refletem a tipologia e organização das práticas profissionais na área escolar e realizaram-se entrevistas aos profissionais e adolescentes da CAR procurando dar resposta aos objetivos estabelecidos. Os objetivos passaram por identificar a existência de instrumentos de reconhecimento e análise das expectativas académicas, bem como interligar a sua utilização com os processos de promoção do sucesso escolar desenvolvidos na CAR. Também, criar entre as equipas que trabalham na CAR, uma dinâmica de análise crítica e reflexiva, de procura e partilha de boas práticas, sob a perspetiva da ecologia do desenvolvimento humano. Com os resultados obtidos concluiu-se que não estando em utilização instrumentos de reconhecimento das expectativas académicas, elas são aferidas junto das adolescentes através de outros sistemas, mas apenas parcialmente por alguns profissionais da CAR. Não obstante, todos os profissionais valorizam e descrevem o impacto positivo que as expectativas académicas têm no processo escolar das adolescentes, bem como a importância e potencialidades de trabalhar numa base colaborativa. Assim, para além das conclusões foi possível avançar com sugestões de melhoria que podem vir a ser implementadas na CAR; - ABSTRACT: Academic Expectations: Contribute in the creation of a critical analysis in a Residential Care for Female Adolescents The Residencial Care (RC) is a transitional context of life, by nature protecting and restorative, in which the youth superior interest must be guaranteed, following the current legislation for protection of children and young people. The experiences that adolescents have in a RC influence their development process, which implies responsability on the part of RC professionals for constant learning and questioning of their intervention methodologies. Starting from the logic that academic expectations are directly related to the promotion of academic success, and that the academic component is a vital axis of the projection that adolescents are able to make of themselves in the future, and of the capacities and competences that will allow them to elaborate their life project, the premise of this dissertation is to contribute to the accomplishment of a critical analysis on the academic expectations in a RC. The investigation is a case study using a qualitative methodology. For the completion of the dissertation, RC internal documents that reflect the typology and organization of professional practices in the school area were analyzed, and interviews were carried out with RC professionals and adolescents, in order to respond to the established objectives. The objectives were to identify the existence of instruments for recognizing and analyzing academic expectations, as well as interconnecting their use with the processes for promoting academic success developed in RC. Also, to create among the teams that work in RC, a dynamic of critical and reflective analysis, of search and sharing of good practices, from the perspective of the ecology of human development. With the results obtained, it was concluded that, since the instruments for the recognition of academic expectations are not in use, they are measured with the adolescentes through other systems, but only partially by some RS professionals. Nevertheless, all professionals value academic expectations and describe the positive impact that they have on the school process of adolecents, as well as the importance and potential of working on a collaborative basis. Thus, in addition to the conclusions, it was possible to come up with suggestions for improvement that may be implemented in the RC.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37626
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciências_da_Educacao-Claudia_Alexandra_Monteiro_Silva_Chambel.pdf33.85 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois