|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37626
|
Title: | Expectativas académicas: contributo para uma análise crítica numa Casa de Acolhimento Residencial de adolescentes femininas |
Authors: | Chambel, Claudia Alexandra Monteiro Silva |
Advisors: | Favinha, Marília Evangelina Sota |
Keywords: | Expectativas Académicas Acolhimento Residencial Adolescência Ecologia do Desenvolvimento Sucesso Académico Academic Expectations Residential Shelter Care Adolescence Developmental Ecology Academic Success |
Issue Date: | 27-Oct-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O Acolhimento Residencial (AR) é um contexto transitório de vida, por natureza protetor
e reparador, no qual deve ser garantido o princípio do superior interesse das crianças ou
dos jovens, indo ao encontro à atual legislação de proteção de crianças e jovens. A
experiência de acolhimento influencia o processo de desenvolvimento das adolescentes,
o que implica a responsabilidade por parte dos profissionais das CAR de constante
aprendizagem e questionamento das suas metodologias de intervenção. Partindo da lógica
de que as expectativas académicas estão diretamente relacionadas com a promoção do
sucesso escolar, e que a componente académica é um eixo vital da projeção que as
adolescentes são capazes de fazer de si próprias no futuro, e das capacidades e
competências que lhes vão permitir elaborar o seu projeto de vida, a premissa desta
dissertação é contribuir para a realização de uma análise crítica sobre as expectativas
académicas, numa CAR de adolescentes femininas. A investigação é um estudo de caso
com recurso a uma metodologia qualitativa. Para a concretização da dissertação
analisaram-se documentos internos da CAR que refletem a tipologia e organização das
práticas profissionais na área escolar e realizaram-se entrevistas aos profissionais e
adolescentes da CAR procurando dar resposta aos objetivos estabelecidos. Os objetivos
passaram por identificar a existência de instrumentos de reconhecimento e análise das
expectativas académicas, bem como interligar a sua utilização com os processos de
promoção do sucesso escolar desenvolvidos na CAR. Também, criar entre as equipas que
trabalham na CAR, uma dinâmica de análise crítica e reflexiva, de procura e partilha de
boas práticas, sob a perspetiva da ecologia do desenvolvimento humano. Com os
resultados obtidos concluiu-se que não estando em utilização instrumentos de
reconhecimento das expectativas académicas, elas são aferidas junto das adolescentes
através de outros sistemas, mas apenas parcialmente por alguns profissionais da CAR.
Não obstante, todos os profissionais valorizam e descrevem o impacto positivo que as
expectativas académicas têm no processo escolar das adolescentes, bem como a
importância e potencialidades de trabalhar numa base colaborativa. Assim, para além das
conclusões foi possível avançar com sugestões de melhoria que podem vir a ser
implementadas na CAR; - ABSTRACT:
Academic Expectations: Contribute in the creation of a critical analysis in a
Residential Care for Female Adolescents
The Residencial Care (RC) is a transitional context of life, by nature protecting and
restorative, in which the youth superior interest must be guaranteed, following the current
legislation for protection of children and young people. The experiences that adolescents
have in a RC influence their development process, which implies responsability on the
part of RC professionals for constant learning and questioning of their intervention
methodologies. Starting from the logic that academic expectations are directly related to
the promotion of academic success, and that the academic component is a vital axis of
the projection that adolescents are able to make of themselves in the future, and of the
capacities and competences that will allow them to elaborate their life project, the premise
of this dissertation is to contribute to the accomplishment of a critical analysis on the
academic expectations in a RC.
The investigation is a case study using a qualitative methodology. For the completion of
the dissertation, RC internal documents that reflect the typology and organization of
professional practices in the school area were analyzed, and interviews were carried out
with RC professionals and adolescents, in order to respond to the established objectives.
The objectives were to identify the existence of instruments for recognizing and analyzing
academic expectations, as well as interconnecting their use with the processes for
promoting academic success developed in RC. Also, to create among the teams that work
in RC, a dynamic of critical and reflective analysis, of search and sharing of good
practices, from the perspective of the ecology of human development. With the results
obtained, it was concluded that, since the instruments for the recognition of academic
expectations are not in use, they are measured with the adolescentes through other
systems, but only partially by some RS professionals. Nevertheless, all professionals
value academic expectations and describe the positive impact that they have on the school
process of adolecents, as well as the importance and potential of working on a
collaborative basis. Thus, in addition to the conclusions, it was possible to come up with
suggestions for improvement that may be implemented in the RC. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37626 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|