|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37620
|
Title: | Indicadores ambientais de desempenho nos hotéis: aplicação e análise no contexto de estágio curricular no Hotel Vila Galé - Évora |
Authors: | Murteira, Tânia Zamy Gomes |
Advisors: | Serra, Jaime Manuel Moleiro |
Keywords: | Práticas ambientais em hotéis Indicadores-chave de desempenhol Processo de certificação na hotelaria Impacto ambiental Environmental practices in hotels Key performance indicators Certification process in the hotel industry Environmental impact |
Issue Date: | 6-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O relatório de estágio surgiu em torno da seguinte questão de partida: De que forma é que os sistemas de monitorização podem apoiar decisões mais eficientes na gestão ambiental da operação hoteleira? Considerando a questão de partida do estudo, o objetivo geral (OG) centrou-se em identificar os indicadores ambientais de desempenho medidos no Hotel Vila Galé - Évora no domínio da gestão de água, energia e resíduos, monitorizando-os com recurso ao formulário eletrónico do PISTA Digital.
O presente relatório tem como finalidade apresentar os resultados obtidos no estágio curricular realizado no Hotel Vila Galé - Évora, entre fevereiro e junho de 2024, na área da gestão de indicadores ambientais de desempenho. A observação participante aberta e ativa foi o método de investigação utilizado e a recolha de dados foi efetuada em contexto de trabalho de estágio realizado no Hotel Vila Galé – Évora com recurso à plataforma PISTA Digital.
O Grupo Vila Galé, fundado em 1986, é um dos maiores grupos hoteleiros português. Com mais de três décadas de existência, detém 44 unidades. Destas, 32 são em Portugal localizadas de norte a sul do país e ilhas, 10 encontram-se no Brasil, 1 em Espanha e 1 em Cuba. A localização estratégica de todas as unidades hoteleiras foi criteriosamente pensada, beneficiando todas de uma localização privilegiada. O Grupo contínua a crescer no mercado nacional e internacional, reforçando a aposta na segmentação, na diversificação e na inovação. No total, o Grupo soma 8.779 quartos, 22.112 camas e 3.750 colaboradores. Grande parte do sucesso deste Grupo deve-se à qualidade dos seus hotéis e ao profissionalismo das suas equipas, unidas pela paixão pela área de hotelaria e turismo. Esta tem sido uma história de sucesso, liderada pelo seu fundador e atual Presidente do Conselho de Administração do Grupo, Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé, s.d. a)).
Os resultados permitem situar e avaliar o desempenho ambiental do Hotel Vila Galé – Évora. Permitem concluir que o Hotel Vila Galé – Évora já adotou várias medidas de eficiência energética e hídrica, bem como desenvolveu várias ações de gestão ambiental dos resíduos, estando assim alinhado com a meta definida na Estratégia Turismo 2027 para a perspetiva da sustentabilidade que ambiciona que, até 2027, mais de 90% das empresas do turismo adotem medidas de eficiência energética, de utilização eficiente da água e desenvolvam ações de gestão ambiental dos resíduos.
Todavia, a avaliação do desempenho ambiental exige alguma flexibilidade na construção e utilização de sistemas de monitorização e o seu acompanhamento contínuo. Acreditamos que o PISTA Digital poderá ser utilizado pelo Hotel Vila Galé – Évora para assegurar a monitorização contínua dos indicadores ambientais de desempenho, apoiando a criação de um consenso estratégico no Grupo Vila Galé e no Hotel Vila Galé – Évora e contribuindo para ligar a gestão estratégica às operações;
Environmental performance indicators in hotels: Application and analysis in the context of a curricular internship at the Hotel Vila Galé - Évora
Abstract:
The internship report in question arose around the following starting question: How can monitoring systems support more efficient decisions in the environmental management of hotel operations? Considering the study’s initial question, the general objective focused on identifying the environmental performance indicators measured at the Hotel Vila Galé - Évora in the areas of water, energy and waste management, monitoring them using the PISTA Digital electronic form.
The purpose of this report is to present the results obtained from the curricular internship carried out at the Hotel Vila Galé - Évora, between February and June 2024, in sustainability environmental indicators management. The open and active participant observation was the research method used, and data collection was conduct in the work context at the Hotel Vila Galé – Évora using the PISTA Digital platform.
The Vila Galé Group, founded in 1986, is one of the largest Portuguese hotel groups. With more than three decades of existence, it owns 44 units. Of these, 32 are in Portugal located from north to south of the country and islands, 10 are in Brazil, 1 in Spain and 1 in Cuba. The strategic location of all hotel units was carefully considered, with all benefiting from a privileged location. The Group continues to grow in the national and international market, reinforcing its focus on segmentation, diversification and innovation. In total, the Group has 8.779 rooms, 22.112 beds and 3.750 employees. Much of the Group's success is due to the quality of its hotels and the professionalism of its teams, united by their passion for the hospitality and tourism sector. This has been a story of success, led by its founder and current Chairman of the Board, Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé, s.d. a)).
The results allow for situating and assessing the environmental performance of the Hotel Vila Galé – Évora. They indicate that the Hotel Vila Galé – Évora has already adopted several energy and water efficiency measures, as well as developed various actions for environmental waste management, thus aligning with the goal set in the Tourism Strategy 2027 for sustainability. This strategy aims for more than 90% of tourism companies adopt energy efficiency measures, efficient use of water and develop environmental waste management actions.
However, the assessment of environmental performance requires some flexibility in the construction and use of monitoring systems and their continuous follow-up. PISTA Digital could be used by Hotel Vila Galé – Évora to ensure continuous monitoring of environmental performance indicators, supporting the creation of a strategic consensus within the Vila Galé Group and Hotel Vila Galé – Évora and contributing to linking strategic management with operations |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37620 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|