Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37517

Title: Trilhas e desafios da experiência de autoria na escrita científica
Authors: Daltro, Mónica
Chaleta, Elisa
Lemos, Flávia
Gonçalves, Dreyf
Keywords: Escrita Científica
Ensino Superior
Pós-Graduação
Sofrimento.
Issue Date: 2024
Publisher: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Citation: Daltro, M.; Chaleta, E.; Lemos, F., & Gonçalves, D. (2024). Trilhas e desafios da experiência de autoria na escrita científica. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação.1-17. doi.org/10.1590/S0104-40362024003204312
Abstract: Esse ensaio teórico problematiza a escrita científica como uma ferramenta para formação de autoria no cenário da pós-graduação stricto sensu. Discute elementos subjetivos inerentes ao processo de formação de pesquisadores e cientistas e circunscreve a escrita como um campo de elaboração dessas identidades. Entretanto, reconhece que os processos de formação dão maior protagonismo ao Ensino da forma, da gramática acadêmica em detrimento dessa dimensão subjetiva. Consideramos que um certo nível de sofrimento precisa ser tolerado, pois trata-se de uma experiência custosa em termos psíquicos o que não quer dizer que violências sejam toleradas no cotidiano da vida ou do trabalho pedagógico. Nesse ensaio a autoria de artigos científicos está em pauta, um gênero narrativo que demanda inteireza em poucas palavras.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37517
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

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