|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37401
|
Title: | Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. |
Authors: | Latas, Joana Barbosa, Elsa Borralho, António |
Editors: | Pires, Natália Gonçalves, Sofia Ferreira, Ana Paula Santiago, Ana |
Keywords: | sala de aula práticas letivas articuladas ensino da matemática |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação |
Citation: | Latas, J.; Barbosa, E.; Borralho, A. (2024). Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. Em N. Pires, S. Gonçalves, A. P. Ferreira & A. Santiago (Coord.) Práticas Integradas em Educação. Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (pp. 24-32) |
Abstract: | O desempenho dos alunos na disciplina de Matemática continua a ser problemático o que, de acordo com a investigação, está associado à persistência de práticas pedagógicas pouco articuladas entre os principais processos que decorrem em sala de aula. Além disso, a investigação incidindo no ensino exploratório, onde as tarefas assumem
um papel de destaque no ensino, tem vindo a
demonstrar que esta prática de sala de aula,
devidamente articulada com a avaliação,
promove a participação dos alunos, implicando-os no desenvolvimento das suas aprendizagens. Neste artigo analisamos a articulação entre os processos de ensino, avaliação e aprendizagem numa sala de aula de matemática de 7.º ano de escolaridade, no âmbito de um projeto de investigação mais alargado. Assumindo-se uma visão holística da sala de aula, a modalidade de design research foi utilizada para dar resposta a uma intervenção neste contexto, com recurso
a tarefas e à implementação de práticas
articuladas entre os processos em análise. Para este efeito recorreu-se à observação participante em processos decorridos antes, durante e após as aulas de matemática, análise de produções escritas dos alunos e entrevista aos mesmos. Os resultados têm vindo a evidenciar que as práticas letivas em estreito relacionamento com tarefas com propósitos de ensino, avaliação e aprendizagem, bem como com o currículo,
as estratégias e as práticas de sala de aula
são consistentes com o desenvolvimento
da autorregulação das aprendizagens e da
participação em sala de aula dos alunos, o que implicou uma melhoria nas suas aprendizagens. |
URI: | https://eventos.esec.pt/icirpie/wp-content/uploads/2024/09/Cirpie-e-book-1.pdf http://hdl.handle.net/10174/37401 |
ISBN: | 978-989-9145-15-3 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|