Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37401

Title: Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática.
Authors: Latas, Joana
Barbosa, Elsa
Borralho, António
Editors: Pires, Natália
Gonçalves, Sofia
Ferreira, Ana Paula
Santiago, Ana
Keywords: sala de aula
práticas letivas articuladas
ensino da matemática
Issue Date: 2024
Publisher: Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação
Citation: Latas, J.; Barbosa, E.; Borralho, A. (2024). Práticas letivas e a participação dos alunos na sala de aula de matemática. Em N. Pires, S. Gonçalves, A. P. Ferreira & A. Santiago (Coord.) Práticas Integradas em Educação. Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (pp. 24-32)
Abstract: O desempenho dos alunos na disciplina de Matemática continua a ser problemático o que, de acordo com a investigação, está associado à persistência de práticas pedagógicas pouco articuladas entre os principais processos que decorrem em sala de aula. Além disso, a investigação incidindo no ensino exploratório, onde as tarefas assumem um papel de destaque no ensino, tem vindo a demonstrar que esta prática de sala de aula, devidamente articulada com a avaliação, promove a participação dos alunos, implicando-os no desenvolvimento das suas aprendizagens. Neste artigo analisamos a articulação entre os processos de ensino, avaliação e aprendizagem numa sala de aula de matemática de 7.º ano de escolaridade, no âmbito de um projeto de investigação mais alargado. Assumindo-se uma visão holística da sala de aula, a modalidade de design research foi utilizada para dar resposta a uma intervenção neste contexto, com recurso a tarefas e à implementação de práticas articuladas entre os processos em análise. Para este efeito recorreu-se à observação participante em processos decorridos antes, durante e após as aulas de matemática, análise de produções escritas dos alunos e entrevista aos mesmos. Os resultados têm vindo a evidenciar que as práticas letivas em estreito relacionamento com tarefas com propósitos de ensino, avaliação e aprendizagem, bem como com o currículo, as estratégias e as práticas de sala de aula são consistentes com o desenvolvimento da autorregulação das aprendizagens e da participação em sala de aula dos alunos, o que implicou uma melhoria nas suas aprendizagens.
URI: https://eventos.esec.pt/icirpie/wp-content/uploads/2024/09/Cirpie-e-book-1.pdf
http://hdl.handle.net/10174/37401
ISBN: 978-989-9145-15-3
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Latas, Barbosa, Borralho - Cirpie.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois