Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37189

Title: Design para a educação: estratégia de comunicação visual e interativa no apoio ao combate da desflorestação
Authors: Farinha, Raquel Caetano
Advisors: Ruivo, Inês Secca
Silva, Célia Maria Figueiredo
Keywords: Design para o ambiente
Desflorestação
Lúdico
Pedagógico
Empático
Design for the environment
Deforestation
Playful
Pedagogic
Empathetic
Issue Date: 4-Jul-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A desflorestação é um dos graves problemas ambientais que afetam o mundo. Uma das principais causas são os produtos e alimentos con - sumidos diariamente. Isto só acontece quando as pessoas dão priori - dade ao uso das áreas florestais para seu próprio benefício, desfavore - cendo a sua gestão sustentável. Este trabalho de investigação pretende contribuir para a sensibilização e educação sobre o impacto que a desflorestação tem para o nosso planeta a nível económico, social, ambiental e cultural. Pretende-se atingir o público infantil, dos 7 aos 10 anos de idade. Ao educarmos de forma atrativa e lúdica as crianças, o futuro da humanidade, é mais fácil dos mesmos crescerem com esses princípios e saberem distinguir os produtos certos dos inadequados, ajudarem a proteger as espécies ameaçadas e, consequentemente, ajudarem a aliviar o problema at - ravés das suas escolhas. As metodologias usadas no processo de investigação são qualitativas mistas. A etapa passiva é composta por uma observação indireta onde são analisados casos de estudo e é realizada a revisão de literatura. Num segundo momento, é executada uma etapa ativa, onde o objetivo é trabalhar no projeto, analisar os grupos de foco e recorrer a real - ização de testes do protótipo inicial. Verificou-se que é fundamental educar a mudar os hábitos de con - sumo da população através de estratégias para permitir que as cri - anças coloquem em prática comportamentos ambientalmente corre - tos. Em suma, ainda existe sobrevalorização dos produtos florestais e falta de informação relativamente a esta problemática. O nosso papel enquanto designers, nesta temática, pode contribuir para a redução do problema; - Title Design for Education: Visual and Interactive Communication Strategy in Support to Combat Deforestation Abstract: Deforestation is a severe environmental problem that affect the earth. One of the main causes is the products and food consumed daily. This only happens when people prioritize using forest areas for their bene - fit, disfavoring their sustainable management. This research work intends to educate and create awareness about de - forestation’s impact on our planet at an economic, social, environmen - tal, and cultural level. It is intended to reach children from 7 to 10 years old. By educating children, the future of humanity, in an attractive and playful way makes it easier for them to grow up with these principles and know how to distinguish the right products from the most inappro - priate ones, succor protection to endangered species, hence easing the problem through their choices. This project is developed through a qualitative mixed method. There is a passive stage, where an indirect observation is going to occur through case studies analysis and literature review. Afterwards there is an active stage with the intention to work on the project by focus group analysis and prototype testing. It was verified that it’s fundamental to educate to change the popula - tion’s consumption habits through strategies to allow children to put into practice environmentally correct behaviors. In short, there is still an overvaluation of forest products and a need for more information regarding this issue. Our role as designers in this theme can contribute to reducing the problem.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37189
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Design-Raquel_Caetano_Farinha.pdf87.29 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois