Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37078

Title: Sexismo ambivalente e valores pessoais: perspetiva de estudantes do ensino secundário
Authors: Fernandes, Ana Sofia de Oliveira
Advisors: Melo, Maria Madalena Vaz Pereira de
Keywords: Género
Papéis de Género
Sexismo
Sexismo Ambivalente
Valores Pessoais
Gender
Gender Roles
Sexism
Ambivalent Sexism
Personal Values
Issue Date: 5-Jun-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo primordial o estudo do sexismo ambivalente e dos valores pessoais em estudantes do ensino secundário, tendo em conta as atitudes e os estereótipos face aos homens e às mulheres. Para a concretização desta investigação, foi utilizado o Questionário de Caracterização Sociodemográfica, o Inventário de Sexismo Ambivalente e o Inventário de Ambivalência em Relação aos Homens, adaptado por Costa, Oliveira, Pereira & Leal em 2015 e, por fim, o Questionário de Valores Pessoais, readaptado por Prioste, Narciso & Gonçalves em 2012. A investigação contou com uma amostra de 139 estudantes do ensino secundário, de três escolas da zona do Alentejo e do Médio-Tejo. Os resultados indicam que, no que se refere ao sexismo, ele manifesta-se não apenas face aos homens, mas também face às mulheres, seja de forma hostil, seja de forma benevolente; que a religiosidade elevada e uma posição política de direita são fortes preditores de sexismo e de valores pessoais hedonistas, e por fim, que quer no sexismo em relação aos homens, quer no sexismo em relação às mulheres, o sexismo hostil e o sexismo benevolente relacionam-se com valores de poder social, ou seja, com valores que remetem para a necessidade de domínio; - Ambivalent Sexism and Personal Values: perspective of high school students Abstract: The main objectives of this dissertation are the study of ambivalent sexism and personal values in high school students, taking into account attitudes and stereotypes towards men and women. To carry out this investigation, the Sociodemographic Characterization Questionnaire, the Ambivalent Sexism Inventory, the Ambivalence Toward Men Inventory, adapted by Costa, Oliveira, Pereira & Leal in 2015 and, finally, the Personal Values Questionnaire, readapted by Prioste, Narciso & Gonçalves in 2012. The investigation included a sample of 139 high school students, from three schools in the Alentejo and Médio-Tejo areas. The results indicate that, with regard to sexism, it manifests itself not only towards men, but also towards women, whether in a hostile or benevolent way; that high religiosity and a right-wing political position are strong predictors of sexism and hedonistic personal values, and finally, that both in sexism towards men and sexism towards women, hostile sexism and benevolent sexism are related to values of social power, that is, with values that refer to the need for dominance.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37078
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Psicologia_da_Educacao-Ana_Sofia_de_Oliveira_Fernandes.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois