Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37008

Title: Perceções sobre tipologias familiares e sucesso escolar: o caso do Agrupamento de Escolas de Moura
Authors: Ferreira, Marisa Isabel Rodrigues Moita
Advisors: Cristóvão, Ana Maria Lopes
Keywords: Tipologias familiares
Sucesso
Educação
Famílias
Auto-estima
Issue Date: 7-May-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho resulta de um estudo efetuado no Agrupamento de Escolas de Moura, tendo como ponto de partida a relação entre as tipologias familiares e o sucesso escolar, sendo o objetivo geral do estudo aferir a influência que a tipologia familiar pode ter no desempenho escolar dos alunos. Os objetivos específicos deste estudo pretendem identificar a tipologia familiar predominante dos alunos do Agrupamento de Escolas de Moura do 2.º, 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário; identificar as condicionantes que as famílias podem ter no acompanhamento escolar dos filhos; percecionar o nível de autoestima académica dos alunos; conhecer os fatores que possam contribuir para a melhoria da relação Escola-Família; analisar o papel do Diretor de turma, na relação escola-família. Para o efeito foram realizados inquéritos por questionários a alunos, com uma amostra aleatória de 212 alunos do 2º, 3º ciclo e Secundário e também realizadas quatro entrevistas, Diretor do Agrupamento de Escolas de Moura e Diretores de turma dos diferentes ciclos, procedendo-se à posteriori à recolha de dados através da análise documental dos documentos estruturantes do Agrupamento de Escolas (AE). Através do tratamento dos dados recolhidos, foi-nos possível relacionar as variáveis em análise, tendo sido também possível obter resultados que reforçam conclusões de outros estudos efetuados, bem como da literatura sobre o assunto. Concluímos que a variável tipologia familiar não é independente na definição de percursos diretos de sucesso estando associada ao nível socioeconómico das famílias e à valorização da cultura de escola. Os resultados apontam para uma maior taxa de insucesso (residual) em termos percentuais, nas famílias monoparentais femininas tendo estas sido apontadas, durante as entrevistas, como mais vulneráveis economicamente. Concluímos também que a comunicação é apontada como fator de condicionamento na relação entre a escola e a família, sendo a eficácia da mesma um aspeto a considerar para a melhoria desta relação por se considerar que pode contribuir de forma emergente para a melhoria do ambiente escolar e por esta via do sucesso académico em geral. O Diretor de turma surge como figura determinante no esbater da influência que os fatores externos à escola, neste caso os familiares, podem ter no sucesso dos alunos, sendo urgente definir critérios específicos para a atribuição do cargo e respetiva valorização, por ser apontado como fator decisivo na mudança de padrões e o principal mediador na relação escola-família, podendo promover dinâmicas que estimulem a valorização da escola e a promoção do sucesso; Abstract: Perceptions about family typologies and school success: the case of the Agrupamento de Escolas de Moura - This paper is the result of a study carried out at the Agrupamento de Escolas de Moura, starting from the relationship between family typologies and academic success. The general objective of the study is to assess the influence that family typology can have on the academic performance of students. The specific objectives of this study are to identify the predominant family typology of the students of the Moura School Group in the 2nd and 3rd cycles of primary and secondary education; to identify the constraints that families can have on their children's academic performance; to assess the level of academic self-esteem of the students; to find out what factors can contribute to improving the school-family relationship; and to analyse the role of the class teacher in the school- family relationship. To this end, questionnaires were sent to the students, with a random sample of 212 students from the 2nd, 3rd and Secondary cycles, four interviews were conducted with the Director of the Moura School Group and the Class Directors of the different cycles, and data were collected by analysing the structuring documents of the school group. By processing the data collected, we were able to establish a relationship between the variables analysed, and we were also able to obtain results that confirm the conclusions of other studies carried out, as well as the literature on the subject. We concluded that the variable of family typology is not independent in defining direct pathways to success, but is associated with the socio-economic level of families and the value placed on school culture. The results indicate a higher percentage of failure (residual) in single-parent, female-headed households, which were identified in the interviews as being more economically vulnerable. We also concluded that communication is seen as a conditioning factor in the relationship between the school and the family, and its effectiveness is an aspect to be considered in order to improve this relationship, as it is believed that it can contribute in an emergent way to improving the school environment and therefore academic success in general. The Class Teacher is a key figure in the blurring of the influence that factors external to the school, in this case family members, can have on student success, and there is an urgent need to define specific criteria for the attribution of the position and its respective valorisation, as it is seen as a decisive factor in changing patterns and as the main mediator in the school- family relationship, and can promote dynamics that stimulate the valorisation of the school and the promotion of success.
URI: http://hdl.handle.net/10174/37008
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciencias_da_Educacao-Marisa_Isabel_Rodrigues_Moita_Ferreira.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois