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http://hdl.handle.net/10174/36645
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Title: | Design de Comunicação como contributo para a valorização da região de Aveiro: desenvolvimento de uma identidade visual |
Authors: | Sereda, Anastasia Grigorievna |
Advisors: | Silva, Célia Maria Figueiredo |
Keywords: | Cidade de Aveiro Território Identidade Visual Estratégia de Comunicação Branding City of Aveiro Territory Visual Identity Communication Strategy Branding |
Issue Date: | 16-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação pretende analisar o papel do design de comunicação
como componente integrante no desenvolvimento de um projeto
de identidade visual para a cidade de Aveiro.
De acordo com os rankings de Mercer’s Quality of Living de 2019, a
nível mundial, as cidades estão envolvidas numa competição relativamente
às qualidades que as caracterizam como atrativas. Assim sendo,
é fulcral que uma marca territorial abarque consigo fortes estratégias de
posicionamento e comunicação. Procura-se ao longo da investigação
realizar uma revisão literária aprofundada, analisando os vários conceitos
e casos de estudo, como entrevistas exploratórias a entidades relevantes
e questionários à população. O estudo abrange também a análise da
atual estratégia de comunicação da região, de forma a poder identificar
as suas limitações e incoerências.
Aveiro, aliada à cultura, criatividade artística e à tecnologia, oferece um
leque de diversos eventos que animam a cidade ao longo do ano, trazendo
milhares de visitantes. Desta forma, o propósito deste projeto consiste
na criação de uma identidade visual com uma personalidade forte e
distinta, que trará ainda mais notoriedade à cidade de Aveiro através de
uma estratégia de comunicação e implementação coesa; - Communication Design as a contribuition to the enhancement of the
Aveiro region: Development of a visual identity - Abstract:
This research aims to analyze the role of communication design as an
integral component in the development of a visual identity project for the
city of Aveiro. According to Mercer’s Quality of Living 2019 rankings, cities
worldwide are involved in a competition regarding the qualities that characterize
them as attractive. Therefore, it is crucial that a territorial brand
includes strong positioning and communication strategies. Throughout
the research we seek to conduct a thorough literature review, analyzing
the various concepts and case studies, as well as exploratory interviews
with relevant entities and questionnaires to the population. The study
also covers the analysis of the region’s current communication strategy,
in order to be able to identify its limitations and inconsistencies.
Aveiro, allied to culture, artistic creativity and technology, offers a range
of diverse events that animate the city throughout the year, bringing thousands
of visitors. Thus, the purpose of this project is to create a visual
identity with a strong and distinct personality, which will bring even more
notoriety to the city of Aveiro through a cohesive communication and
implementation strategy. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36645 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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