Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36105

Title: Estereótipos de saúde mental e impacto no distanciamento social de estudantes universitários
Authors: Carpinha, Tatiana Isabel Valério
Advisors: Bernardo, Maria de Fátima Campos
Keywords: Estereótipos
Distanciamento Social
Estudantes Universitários
Perturbação de Ansiedade
Perturbação de Depressão
Stereotypes
Social distancing
University students
Anxiety disorder
Depression disorder
Issue Date: 13-Dec-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Nos últimos anos tem-se assistido a um aumento da prevalência e gravidade das perturbações mentais nos estudantes universitários, mas pouco sob a forma como estes são percecionados na universidade, ou o efeito nas relações interpessoais. Os modelos compreensivos dos estereótipos afetam atitudes, emoções e comportamentos. No contexto universitário, a perceção negativa destas perturbações poderá contribuir para um distanciamento social. O presente estudo quantitativo explorou as perceções estereotipadas dos estudantes universitários portugueses face às perturbações de ansiedade e depressão. A amostra foi recolhida por dois questionários, composta por 413 estudantes de diferentes áreas científicas. Os resultados revelaram que os estudantes possuem estereótipos negativos reduzidos em relação às perturbações. Contudo, verificaram-se percepções estereotipadas mais negativas em relação à depressão. Adicionalmente, os estudantes de tecnologias manifestaram mais estereótipos negativos e o sexo feminino menos estereótipos negativos. Por fim, verificou-se uma associação entre os estereótipos negativos e um maior desejo de distanciamento social; - Mental health stereotypes and impact on university students social distancing Abstract: In recent years there has been an increase in the prevalence and severity of mental disorders in university students, but little about how they are perceived at university, or the effect on interpersonal relationships. Comprehensive models of stereotypes affect attitudes, emotions and behavior. In the university context, the negative perception of these disorders can contribute to social distancing. This quantitative study explored portuguese university students' stereotypical perceptions of anxiety and depression disorders. The sample was collected using two questionnaires and consisted of 413 students from different scientific areas. The results showed that students have few negative stereotypes about the disorders. However, there were more negative stereotypical perceptions of depression. In addition, technology students had more negative stereotypes and females had fewer negative stereotypes. Finally, there was an association between negative stereotypes and a greater desire for social distancing.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36105
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Psicologia_Clinica-Tatiana_isabel_Valerio_Carpinha.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois