Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35749

Title: Ser arte-terapeuta em Portugal: vivências e percursos de desenvolvimento profissional
Authors: Prado, Luana Siqueira
Advisors: Santos, Maria da Graça Duarte da Silva
Keywords: Desenvolvimento profissional
Terapeutas
Arte-terapeutas
Identidade profissional
Development
Therapists
Art therapists
Professional identity
Issue Date: 21-Jun-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo pretende compreender a relação dos eventos e circunstâncias de vida com a formação da identidade profissional dos de arte-terapeutas que trabalham em Por-tugal atualmente. Objetiva-se caracterizar os seus percursos académicos, profissionais e pessoais, os principais fundamentos teórico-metodológicos que orientam o seu trabalho e as atividades de autorreflexão, considerando a importância dessa prática na literatura so-bre o desenvolvimento profissional de terapeutas. Doze arte-terapeutas de diferentes mo-dalidades e com experiência profissional mínima de dez anos foram entrevistados pela plataforma Zoom. As entrevistas foram semiestruturadas e analisadas através da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam as influências das configurações nacionais do passado e do presente e da pandemia de Covid-19 sobre o trabalho desses terapeutas. Também foram observadas influências da sua terapia pessoal e da sua prática artística. A maioria dos terapeutas refere o trabalho com grupos e em diversos contextos, com prima-zia da relação terapêutica sobre a técnica e a teoria. A profissão foi referida como uma forma de viver e o trabalho foi concebido como criativo em diferentes níveis. Emergiu a importância do autocuidado corporal como um processo possível de autorreflexão dentro de um desenvolvimento profissional satisfatório;BEING AN ART THERAPIST IN PORTUGAL - Abstract: The present study aims to understand the relationship between life events and circumstan-ces and the formation of the professional identity of art therapists currently working in Portugal. The aim is to characterize their academic, professional and personal paths, the main theoretical-methodological foundations that guide their work and self-reflection ac-tivities, considering the importance of this practice in the literature on the professional development of therapists. Twelve art therapists from different modalities and with at least ten years of professional experience were interviewed using the Zoom platform. The interviews were semi-structured and analyzed using Bardin's content analysis. The results point to the influences of past and present national configurations and of the Covid-19 pandemic on the work of these therapists. Influences from their personal therapy and ar-tistic practice were also observed. Most therapists refer to working with groups and in different contexts, with primacy of the therapeutic relationship over technique and theory. The profession was referred to as a way of life and work was conceived as creative at different levels. The importance of body self-care emerged as a possible process of self-reflection within a satisfactory professional development
URI: http://hdl.handle.net/10174/35749
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Psicologia_Clinica-Luana_Siqueira_Prado.pdf1.12 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois