|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35642
|
Title: | Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: paradigmas da técnica da mão direita no ensino de guitarra |
Authors: | Mascarenhas, João Menano Vaz de |
Advisors: | Ivanovic, Dejan |
Keywords: | Guitarra Ensino Técnica Mão direita Didática Guitar Teaching Technique Right-hand Didactics |
Issue Date: | 4-Oct-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este relatório é referente à disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Artística
de Música do Conservatório Nacional, sob orientação do Prof. Dr. Dejan Ivanović e do orientador
cooperante Prof. Júlio Guerreiro. O trabalho possui duas partes, nas quais serão realizadas a
contextualização do universo escolar e o relato da realização do estágio, incluindo a descrição das
práticas pedagógicas adotadas ao longo deste (Parte A), e a investigação relacionada com a Prática de
Ensino Supervisionada, relacionada com os paradigmas da mão direita: posição, ataque e digitação
(Parte B). Nesta última secção (Parte B), serão exploradas várias vertentes deste assunto, como o
posicionamento da mão direita, pontos de apoio, o ataque, coordenação, vários tipos de digitação e
condicionantes para a perda de orientação, que se refletem numa interpretação insegura. Aqui
proponho modelos de referência a adoptar para aumentar a funcionalidade e, consequentemente,
melhorar a performance do aluno; Abstract:
Report of Prática de Ensino Supervisionada held at Escola Artística de Música do Conservatório
Nacional: Paradigms of Right Hand Technique in Guitar Teaching -
This report refers to the discipline of Prática de Ensino Supervisionada, held at Escola Artística de
Música do Conservatório Nacional, under the guidance of Prof. Dr. Dejan Ivanović and the cooperating
advisor Prof. Júlio Guerreiro. The work has two parts in which a contextualisation of the school
universe and the report of the internship will be carried out, including the description of the
pedagogical practices adopted throughout (Part A), and the investigation related to the Prática de
Ensino Supervisionada, related to the paradigms of the right hand: position, stroking and fingering
(Part B). In this last section (Part B) we will explore several aspects of this subject such as the
positioning of the right hand, points of support, attack, coordination, various types of finguering and
conditioning for loss of orientation, reflected in an insecure interpretation. Here I propose what
referential model to adopt to increase functionality and therefore improve student performance. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35642 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|