|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35582
|
Title: | A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio |
Authors: | Rosário, João Miguel Prazeres do |
Advisors: | Pescada, Gonçalo |
Keywords: | Eufónio Ensino Transcrição Aprendizagem Motivação Euphonium Teaching Transcription Learning Motivation |
Issue Date: | 14-Jul-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho de investigação surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música
realizado na Universidade de Évora. Relativamente à estrutura, encontra-se dividido em
duas secções distintas, a primeira corresponde ao relatório de estágio e à Prática de Ensino
Supervisionada, ano letivo 2021/2022, no Conservatório de Música Choral Phydellius
(Torres Novas), na classe de eufónios e tubas orientada pelo professor Bruno Pascoal.
A segunda secção refere-se ao projeto de investigação com o título A transcrição musical
como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio, tendo como ponto
de partida investigar a introdução de diferentes estilos musicais, através da transcrição de
obras específicas, poderá ou não desempenhar um papel relevante na aprendizagem do
eufónio. A metodologia aplicada (investigação - ação) e o seu carácter qualitativo (recolha
de informação através de questionários) permitirá ao mestrando obter resultados
concretos na investigação. Por último, através dos resultados obtidos na pesquisa será
possível definir estratégias no processo ensino-aprendizagem e encontrar novos caminhos
que permitam, cada vez mais, incentivar os alunos a desenvolver motivação para estudar
o seu instrumento enquanto adquirem experiência em variados estilos de música e se
tornam, por isso, músicos mais versáteis; Musical transcription as a means for stylistic diversity in learning the
euphonium
Abstract:
This research work comes within the scope of the Master in Music Teaching held at the
University of Évora. Regarding the structure, it is divided into two distinct sections, the
first corresponds to the internship report and the Supervised Teaching Practice, academic
year 2021/2022, at the Conservatório de Música Choral Phydellius (Torres Novas), in the
class of euphoniums and tubas guided by Professor Bruno Pascoal.
The second section refers to the research project entitled Musical transcription as a means
for stylistic diversity in learning the Euphonium, having as a starting point to investigate
whether the introduction of different musical styles, through the transcription of specific
works, can or will not play a relevant role in learning the euphonium. The applied
methodology (research - action) and its qualitative character (collection of information
through questionnaires) will allow the master's student to obtain concrete results in the
investigation. Finally, through the results obtained in the research, it will be possible to
define strategies in the teaching-learning process and find new ways that allow, more and
more, to encourage students to develop motivation to study their instrument while
acquiring experience in different styles of music and they therefore become more versatile
musicians. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35582 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|