Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35444

Title: A (in)visibilidade da literatura infantil nas políticas públicas de alfabetização: Realidade Brasil e Portugal
Authors: Bortolanza, Ana Maria
Balça, Ângela
Cunha, Neire Márcia
Keywords: Alfabetização
Literatura Infantil
Políticas Públicas de Educação
Issue Date: 2023
Publisher: BORTOLANZA, A. M. E. .; COELHO DE BALÇA, Ângela M. F. M. .; CUNHA, N. M. da . A (in)visibilidade da literatura infantil nas políticas públicas de alfabetização: Realidade Brasil e Portugal. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5078003, 2023. DOI: 10.14244/198271995078. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5078.
Abstract: A literatura como produto da cultura humana ocupa um espaço político nas relações sociais, seja na escola ou fora dela. Como fonte de humanização da criança em seu processo de constituição, a literatura precisa ser pensada como processo e produto cultural num contexto de espaço e tempo históricos. Isto posto, o presente estudo analisa o lugar da literatura para as crianças nas políticas públicas atuais de alfabetização no Brasil e em Portugal, tendo em vista a aproximação de ambos, particularmente em razão da língua e da história. Nessa perspectiva, analisa-se nos documentos oficiais a literatura infantil no processo inicial de alfabetização, momento em que a criança se apropria da linguagem verbal, em suas diferentes manifestações, usos e funções, materializada na diversidade de gêneros discursivos. A finalidade do estudo é desvelar a (in)visibilidade da literatura no processo de alfabetização em dois documentos oficiais, a Base Nacional Comum Curricular (Brasil) e as Aprendizagens Essenciais – Ensino Básico – Português (Portugal), evidenciando as contraposições e convergências nos cenários das políticas públicas brasileira e portuguesa, de maneira a problematizar os aspectos legais que se referem à temática do estudo. A pesquisa qualitativa (2020) assenta-se em um estudo bibliográfico e documental sobre a temática. Os resultados evidenciam distanciamentos entre os documentos do Brasil e de Portugal, sugerindo ora certa visibilidade ora uma invisibilidade da literatura infantil no processo de alfabetização, contudo numa dimensão em que a arte literária se sobreleva e muito pode contribuir para a aprendizagem da leitura e da escrita da criança no processo de alfabetização.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35444
ISSN: 1982-7199
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

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