Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35305
|
Title: | Perceções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre a integração de tecnologia educativa no processo de ensino e aprendizagem: o caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI |
Authors: | Cristóvão, Ana Maria Verdasca, José Ramos, José Rebelo, Hugo |
Keywords: | tecnologia educativa professores processo de ensino e aprendizagem |
Issue Date: | 23-May-2022 |
Publisher: | Revista Brasileira de Educação |
Citation: | Cristóvão, A. M., Verdasca, J.L., Ramos, J. L, & Rebelo, H. (2022). Perceções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre a integração de tecnologia educativa no processo de ensino e aprendizagem: o caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI. Revista Brasileira de Educação. 27, 1 – 26. https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270039. |
Abstract: | O objetivo do presente estudo foi analisar os impactos decorrentes da componente tecnológica do projeto Promoção de Mudanças na Aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI nos alunos, nos professores e nas práticas pedagógico-didáticas a partir do estudo das perceções de professores titulares de turma do primeiro ciclo do ensino básico que participaram no projeto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores. Os resultados sugerem melhorias no desenvolvimento profissional dos professores associados ao desenvolvimento das competências no uso da tecnologia, que referem que a utilização de tecnologia promove novas dinâmicas educativas que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e promovem a melhoria nas aprendizagens dos alunos. A introdução de tecnologia na sala de aula requer aposta forte na formação de professores, empenho e dedicação por parte destes. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35305 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|