Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35304
|
Title: | Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar |
Authors: | Cristóvão, Ana Maria |
Keywords: | aprender para o bem-estar tecnologia educativa competências socioemocionais e criativas organização do processo ensino e aprendizagem dinâmicas educativas |
Issue Date: | 29-Apr-2022 |
Citation: | Cristóvão, A. M. (2022). Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9, 157-180. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8899. |
Abstract: | Os acelerados avanços tecnológicos e científicos, as rápidas transformações sociais, económicas, ambientais e, atualmente, as questões de saúde, apontam para a necessidade de a escola oferecer novas aprendizagens baseadas em competências que ainda são pouco desenvolvidas no sistema educativo. Aprender para o Bem-Estar é uma visão de escola onde todos os alunos podem realizar o seu potencial único, através do desenvolvimento cognitivo, físico e emocional. O presente artigo é realizado no âmbito do projeto de investigação «Promoção de Mudanças na Aprendizagem: Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI», e procurou conhecer as perceções dos professores sobre os impactos deste projeto que procurou criar ambientes de aprendizagem para o bem-estar. Foram realizados dois estudos, um primeiro pretendeu conhecer o estado que se encontrava Portugal ao nível da implementação de programas de aprendizagem socioemocional. No segundo estudo foram realizadas entrevista aos professores participantes. Os resultados permitem concluir que para criar dinâmicas inovadoras e promotoras de ambientes de aprendizagem para o bem-estar é necessário definir claramente os objetivos educacionais; valorizar o professor e a relação professor-aluno; investir na educação; criar comunidades de aprendizagem; fomentar a prática reflexiva; envolver os líderes escolares; reorganizar e flexibilizar a gestão do currículo; reformular a gramática escolar na base de equipas educativas; criar um ambiente de trabalho promotor de bem-estar físico e psicológico; estimular as competências socioemocionais e a criatividade; integrar tecnologia educativa e promover atividades que sejam motivadoras para os alunos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35304 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|