Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3522

Title: Autoformação cooperada de professores no Movimento da Escola Moderna Portuguesa
Authors: Folque, Maria da Assunção
Editors: Zambello de Pinho, Sheila
Keywords: Movimento Escola Moderna
Formação de professores
Issue Date: 2011
Publisher: UNESP
Citation: Folque, Maria da Assunção. Autoformação cooperada de professores no Movimento da Escola Moderna Portuguesa, Trabalho apresentado em X Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores (X CEPFE), “Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos, In Formação de educadores - Dilemas contemporâneos, Àguas de Lindoia, 2011.
Abstract: “O Movimento da Escola Moderna (MEM) é uma associação de profissionais de educação que se assume como movimento social de desenvolvimento humano e de mudança pedagógica” (Niza, 2009). No seio desta ‘comunidade de prática’ que tem como finalidades 1) A iniciação às práticas democráticas; 2) A reinstituição dos valores e das significações sociais; 3) A reconstrução cooperada da cultura (Niza, 1996) o MEM, nos seus 45 anos de existência tem vindo a construir um modelo pedagógico em permanente aperfeiçoamento que vai sendo apropriado e desenvolvido por parte dos que buscam caminhos alternativos à cultura profissional que há séculos se reproduz. Apresentamos nesta comunicação o sistema de auto-formação cooperada onde se constitui uma cultura docente assente na cooperação e no desenvolvimento de práticas democráticas de participação directa, procurando um isomorfismo pedagógico entre a formação e a prática docente em todos os níveis de ensino. O dispositivo estratégico central da autoformação cooperada no MEM é o trabalho de formação por projectos, no âmbito de grupos de trabalho cooperativo; a formação obtém-se ao longo da realização de um projecto de intervenção para a mudança na profissão ou de investigação-acção ou investigação participada, para implementação de transformações, requalificação ou mudanças profundas e alternativas às práticas profissionais e sociais dos formandos implicados (Niza, 2009). Apresentamos ainda a estrutura organizativa da auto-formação a nível regional e nacional, assim como e os instrumentos e produtos (revista Escola Moderna; Centro de recursos; página Web; moodleMEM); que se constituem como dispositivos de suporte ao avanço da nossa cultura profissional e, ao mesmo tempo, como marcas dessa mesma cultura.
URI: http://hdl.handle.net/10174/3522
ISBN: 978-85-393-0136-2
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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