|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35217
|
Title: | Práticas de referência no contexto da descentralização educativa, no Alentejo Central: um contributo de eficácia e organização |
Authors: | Calhau, Fátima de Jesus Natália Pinto |
Advisors: | Verdasca, José Cristóvão, Ana Maria |
Keywords: | Descentralização Autonomia Reorganização Boas Práticas Proximidade Políticas Educativas Decentralization Autonomy Reorganization Good Practices Proximity Educational Policies |
Issue Date: | 19-Apr-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A abordagem à problemática da Descentralização da Administração da Educação terá
sempre de ter em conta os interesses próprios das comunidades locais, no entanto, o
reforço dos poderes dos municípios não tem trazido autonomia financeira suficiente que
permita ao poder local acompanhar as necessidades existentes, pois são as comunidades
educativas locais que conhecem os contextos de forma mais aprofundada, sabendo
exatamente quais são as suas vulnerabilidades, potencialidades e quais as soluções mais
adequadas. Atualmente, existem projetos de investigação-ação a serem desenvolvidos nas
escolas que demonstram as relações de articulação e colaboração existentes entre as
escolas e os municípios.
O processo de transferência de competências é um processo longo que objetiva a
melhoraria da qualidade e da eficiência do serviço público da educação, no qual o
“desafio é sobretudo a melhoria das condições de exercício das funções gerais de
regulação, avaliação, inspeção e controlo da qualidade do sistema educativo e do
cumprimento dos objetivos” (Rodrigues, 2010, p. 41).
Do ponto de vista metodológico foi adotada uma investigação que se enquadra na
tipologia de estudos naturalistas, no qual é analisada uma realidade concreta que assume
uma perspetiva comparativa, onde este estudo pretende analisar o modo como ocorrem
as situações nas diferentes autarquias/agrupamentos de escola que participaram no
estudo, recorrendo à análise documental e ao conjunto de oito entrevistas abertas que
tiveram como destinatários os técnicos/professores responsáveis pelos projetos
educacionais, tanto das autarquias como dos agrupamentos de escolas, os autarcas e os
diretores de escola. Os resultados obtidos evidenciam que apesar das medidas
descentralizadoras, os municípios em causa não se limitaram apenas a desenvolver as
políticas estipuladas a nível nacional, mas pelo contrário, estabeleceram metas e objetivos
comuns juntamente com as escolas, orientando as políticas locais e o investimento para
as necessidades e os interesses locais atuais. No que se refere às políticas locais de
educação destes municípios, apesar de não estarem bem definidas, foram observados os
procedimentos de gestão adotados pelas autarquias dentro do programa de descentralização, o seu funcionamento descentralizador desde há muitos anos tem vindo
a favorecer o desenvolvimento educativo local: ABSTRACT:
REFERENCE PRACTICES IN THE CONTEXT OF EDUCATIONAL
DECENTRALIZATION IN CENTRAL ALENTEJO: A CONTRIBUTION TO
EFFECTIVENESS AND ORGANIZATION
The approach to the issue of Decentralization of Education Administration will always
have to take into account the interests of local communities, however, the strengthening
of municipal powers has not brought enough financial autonomy to allow local authorities
to monitor existing needs. On the other hand, it is the educational communities that best
know the contexts, their vulnerabilities and potential. Currently, there are action-research
projects to be developed in schools that demonstrate the articulation and collaboration
relationships existing between schools and municipalities.
The process of transferring competences is a long process that aims to improve the quality
and efficiency of the public education service in which the “challenge is above all to
improve the conditions for exercising the general functions of regulation, evaluation,
inspection and control of the quality of the education system and the achievement of
objectives” (Rodrigues, 2010, p. 41).
From a methodological point of view, an investigation that fits into the typology of
naturalistic studies was adopted, as the analysis focuses on a concrete reality, assuming a
comparative perspective, since it intends to analyze how the aspects under study occur in
the different municipalities/groupings who participated in the study, using document
analysis and a set of eight open interviews aimed at technicians/teachers responsible for
educational projects, both from municipalities and school groups, mayors and school
directors. The results obtained show that despite the decentralizing measures, most of the
municipalities in question were not limited to being mere executors of the national policy,
but, on the contrary, established common goals and objectives together with the schools,
guiding local policies and investment towards the current local needs and interests. The
local education policies of these municipalities were also verified, although without being
well defined, with regard to the management procedures adopted by the municipalities
within the decentralization program, their decentralizing operation for many years has
been favoring educational development place. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35217 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|