|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35213
|
Title: | Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança |
Authors: | Ferreira, Catarina de Fátima Leal |
Advisors: | Costa, Paulo |
Keywords: | Inclusão Crianças Livros Diferença Texto Inclusion Children Books Difference Text |
Issue Date: | 14-Apr-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho intitulado como Crescer no respeito pelo outro: o papel dos textos na educação da criança, foi desenvolvida nas duas valências pré-escolar e primeiro ciclo.
Tem como intuito, perceber qual o papel dos livros na capacidade das crianças em aceitar o diferente, tornando assim a diferença como algo natural, desta forma, primeiramente foi importante perceber que a inclusão é um processo , e não um processo imediato, carece de uma constante mudança no processo de educação, a literatura infantil, com a linguagem adequada as crianças, consegue captar a atenção das mesmas, sendo o livro um documento insubstituível, com muitos benefícios onde as crianças constroem o seu lado imaginário.
Posteriormente, foram realizadas e analisadas as várias intervenções, correspondendo a leitura de livros adequados ao tema em questão e seguidamente analisados, tendo em vista tentar perceber de que forma essas práticas ajudaram, concretizando uma evolução para as crianças, relativamente a inúmeras situações em que é relevante sentir-se incluído e incluir o outro; Abstract:
How To Grow Respect For Others: the role that book reading has in child education, developed in both preschool and first cycle.
The purpose is to understand how the role of books helps children's ability to accept that things can sometimes be different, thus making it natural to them when the difference does happen in this way. It was first important to realise that inclusion is a continuous process, not an immediate process, it lacks a constant change in the education process. Children's literature, with the appropriate language for children, manages to capture their attention, the book being an irreplaceable document, with many benefits where children build their imaginary side as well.
Subsequently, the studies were carried out and analyzed at various stages such as the reading of appropriate books to the subject in question and then analyzed, in which the children, evolving, remembered the books in the numerous situations making them feel included and including the other children |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35213 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|