|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34899
|
Title: | A atividade matemática e os jogos: um estudo sobre as atitudes das crianças nos anos iniciais de escolaridade |
Authors: | Isidoro, Marta Filipa Barbacena |
Advisors: | Borralho, António |
Keywords: | Jogos Atitudes Matemática Pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Games Attitudes Math Preschool 1st Cycle of Basic Education |
Issue Date: | 1-Mar-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O Trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado Em Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico centrou-se no estudo das atitudes das crianças perante as tarefas matemáticas relacionada com jogos. Para tal recorreu-se a uma metodologia de investigação assente numa abordagem qualitativa que procura responder às seguintes questões: Que aspetos afetivos os alunos manifestam na sua atividade matemática com jogos? (Pré-Escolar e 1º Ciclo); quais são os processos de pensamento associados à atividade matemática com jogos? (1º Ciclo); Neste estudo tentamos compreender como a utilização de jogos e materiais matemáticos podem ajudar e contribuir para potenciar as atitudes das crianças de qualquer idade, promovendo situações desafiadoras e envolventes, que levam a criança a trabalhar as competências que compõem o raciocínio, até atingirem o objetivo final, que por sua vez, a pode levar a ser vencedora.
Foram preparadas três tarefas diferentes para crianças de 2º ano e outras três tarefas para crianças de Pré-Escolar, na qual foram utilizados distintos suportes de registos, tais como, vídeos, notas de campo, gravações, reflexões semanais e planificações e ainda instrumentos de recolhas de dados como, grelhas de observação, um guião de entrevista e uma matriz de representações.
Os principais resultados do estudo apontam para a observação e compreensão de diversas atitudes desenvolvidas pelas crianças, perante as tarefas apresentadas, bem como a interação entre os diversos grupos de trabalho e os diferentes modos de pensamento;
- Math activity and games: a study of children's attitudes in the early years of schooling -
Abstract: The work developed in the Supervised Teaching Practice (STP) of the Master's in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education focused on the study of children's attitudes towards mathematical tasks related to games. To this end, we used a research methodology based on a qualitative approach that seeks to answer the following questions: What affective aspects do students manifest in their mathematical activity with games? (Pre-School and 1st Cycle); what are the thought processes associated with math activity with games? (1st Cycle); In this study we try to understand how the use of games and mathematical materials can help and contribute to enhance the attitudes of children of any age, promoting challenging and engaging situations, which lead the child to work on the skills that make up reasoning, until they reach the final goal., which in turn, can lead to being a winner. Three different tasks were prepared for 2nd grade children and another three tasks for Pre-School children, in which different recording media were used, such as videos, field notes, recordings, weekly reflections and plans and even collection instruments. data such as observation grids, an interview guide and a representation matrix. The main results of the study point to the observation and understanding of different attitudes developed by the children, towards the tasks presented, as well as the interaction between the different work groups and the different ways of thinking. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34899 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|