|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34842
|
Title: | O Cante Alentejano como ferramenta pedagógica para a aprendizagem do trombone |
Authors: | Bolrão, Flávio Miguel Aresta |
Advisors: | Conde, André Magalhães, Olga |
Keywords: | Ensino e aprendizagem Trombone Cante Alentejano Livro de Estudos Teaching and learning Trombone Cante Alentejano Study Method |
Issue Date: | 23-Nov-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho de investigação encontra-se dividido em duas partes distintas.
A primeira parte corresponde ao relatório de estágio, que integra as unidades curriculares
de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música I e II, decorrido ao
longo do ano letivo 2021/2022, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, na classe de
trombone do professor Nuno Lopes.
A segunda parte refere-se ao projeto de investigação, tendo como objetivo aprofundar
conhecimentos relativamente a alguns aspetos técnicos do trombone de vara, recorrendo à
utilização de temas do Cante Alentejano. Este estudo incidirá sobre os seguintes aspetos
técnicos: respiração, produção e qualidade do som, articulação, flexibilidade, registo e
música de câmara. Como se constatou durante a realização da Pratica de Ensino
Supervisionada, a utilização de temas populares conhecidos, como o Cante Alentejano,
pode incentivar e dinamizar o ensino e aprendizagem do instrumento, permitindo ao aluno
o desenvolvimento de aspetos técnicos, interpretativos e performativos, possibilitando
ainda a divulgação e manutenção de algo tão característico e tradicional da região
alentejana, reconhecido como Património Cultural e Imaterial pela UNESCO; Cante Alentejano as an educational tool for learning the Trombone
Abstract:
The present investigation work is divided into two distinct parts.
The first part refers to the internship report, which belongs to the curricular units “Prática
de Ensino Supervisionada do Ensino Vocacional de Música I e II”, one and two,
respectively, taking place throughout the school year 2021/2022, in Conservatório
Regional do Baixo Alentejo, with Trombone teacher Nuno Lopes.
The second part refers to an investigation project, with the goal of gaining more knowledge
relative to the technique of the slide trombone, using traditional folk music from Alentejo
region. This study will mainly focus on technical aspects such as: breathing, sound
production and quality, articulation, flexibility, range, and chamber music work. As it was
shown during the internship course, the use of popular folk songs, like Cante Alentejano,
can motivate and energize the teaching and learning of the instrument, giving the student
the possibility to develop technique, interpretation and performance while maintaining
alive this music tradition, recognized as Intagible Cultural Heritage of Humanity by
UNESCO. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34842 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|