Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34803

Title: O acesso e o uso das tecnologias numa escola do 3º ciclo do ensino básico do concelho de Évora: contributos para a inclusão digital
Authors: Borges, Bento Manuel Marques Calado Nunes
Advisors: Nico, Lurdes Pratas
Favinha, Marília
Keywords: Competências digitais
Inclusão digital
Literacia digital
tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Digital skills
Digital inclusion
Digital literacy
Information and communication technologies (ICT)
Issue Date: 21-Dec-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: No sentido de potenciar os processos de inclusão digital têm sido criados ao longo dos anos alguns programas com vista à qualificação da população docente e das infraestruturas existentes, nomeadamente no que respeita às competências digitais. A questão de partida que motivou a realização desta dissertação foi a seguinte: de que forma é feito o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação na escola e quais são as representações dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico numa escola do concelho de Évora. No estudo foi realizado um inquérito por questionário em formato digital, onde participaram 67 alunos entre os 12 e os 15 anos. Embora o acesso à Internet não seja universal, verificámos a existência de computador em todos os agregados familiares. Os jovens passam, diariamente, mais de duas horas na exploração das tecnologias. Em relação às tecnologias usadas em contexto escolar, as respostas dividem-se entre o computador (da escola) e o smartphone. Quando questionados sobre as suas preferências online, as hipóteses “ouvir música” e “ver filmes e séries” foram as mais escolhidas, seguindo-se o “jogar” e “redes sociais”. Os jovens referem o entretenimento como a principal vantagem das TIC (tecnologias de informação e comunicação). Apesar dos jovens mencionarem a interação social à distância como vantagem das tecnologias, preferem aulas presenciais ao ensino à distância ou misto. Uma vez que esta população está tão motivada para o uso da tecnologia e dos recursos digitais, há que começar a modernizar todo o ambiente educativo e a incluir cada vez mais recursos deste tipo no processo de ensino-aprendizagem; Abstract: The access and use of technologies in a school of the 3rd cycle of basic education in the municipality of Évora: contributions to digital inclusion In order to enhance digital inclusion processes, some programmes have been set up over the years to qualify the teaching population and existing infrastructure, in particular with regard to digital skills. The starting point that motivated the realization of this dissertation was as follows: how access and use of information and communication technologies is made in the school and what are the representations of students of the 3rd cycle of basic education in a school in the municipality of Évora. In the study, a questionnaire survey was conducted in digital format, which included 67 students between 12 and 15 years of age. Although access to the Internet is not universal, we found that all households have a computer. Young people spend more than two hours a day exploring technologies. With regard to the technologies used in a school context, the answers are divided between the computer (at school) and the smartphone. When asked about their online preferences, "listening to music" and "watching films and series" were the most chosen, followed by "playing games" and "social networks". Young people refer to entertainment as the main advantage of ICT (information and communication technologies). Although young people mention social interaction at a distance as an advantage of technologies, they prefer face-to-face classes to distance or blended learning. Since this population is so motivated towards the use of technology and digital resources, we must start modernising the whole educational environment and include more and more resources of this type in the teaching-learning process.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34803
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciencias_da_Educacao_Administracao_Regulacao_e_Politicas_Educativas-Bento_Manuel_Marques_Calado_Nunes_Borges.pdf2.61 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois