|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34777
|
Title: | Formação inicial de professores/as no Brasil e em Portugal: contribuições de narrativas co-construídas |
Authors: | Bragança, Inês Leal da Costa, Conceição Cid, Marília |
Editors: | Val Toledo Prado, Guilherme Arrais Serodio, Liana França Simas, Vanessa |
Keywords: | Formação Inicial Professores Narrativas Currículo Atelier biográfico Universidade Escola Portugal e Brasil |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Pedro & João Editores |
Citation: | Bragança, I.S., C., Leal da Costa, C. & Cid, M. (2021). Formação inicial de professores/as no Brasil e em Portugal: contribuições de narrativas co-construídas. In G. Prado, L. & V. Simas (Ogs), Narrativas e Formação: diálogos universidade e escola (pp 73-101). São Carlos: Pedro & João Editores. |
Abstract: | Introdução No presente texto tematizamos experiências vividas com os cotidianos das escolas na partilha intencional e consequente, entre profissionais da universidade e das escolas, em experiências vividas pelas autoras no Brasil e em Portugal, nas cidades de Campinas (São Paulo) e Évora (Alentejo), especificamente no acompanhamento de estudantes em estágio, no contexto de isolamento social produzido pela pandemia de Covid 19, no Brasil. O ateliê biográfico no caso de Portugal aconteceu antes do início da pandemia, pelo que serão relações entre aspetos pessoais e profissionais num contexto de cuidado e relacional durante o estágio o que de mais comum ressalta neste texto. Estes aspetos a que damos relevo, têm-nos levado ao encontro de um espaço/tempo, intensamente tomado por mudanças céleres, ou mesmo disruptivas quando afloradas pela pandemia, no qual o desenvolvimento da vida humana e da saúde assumem centralidade, bem como o desafio ao nosso papel na continuidade dos processos formativos úteis.Porém, nesses cenários, universidades e escolas são premidas por demandas externas, indicando uma visível intensificação do trabalho docente, que muitas vezes dificulta que a pessoa e o profissional se revelem na performatividade circundante e, com autonomia, afirme sua identidade, mas simultaneamente rico em experiências nos trabalhos diários com as crianças em cotidianos onde tudo pode ser possível. Por outro lado, no âmbito da formação inicial, também podemos problematizar de que modo temos favorecido a construção de saberes experienciais que consideram as trajetórias de vida dos estudantes e traduzem o atravessamento entre teorias e práticas, a pessoa e a profissão. |
URI: | https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/narrativas-e-formacao-dialogos-universidade-e-escola/ http://hdl.handle.net/10174/34777 |
ISBN: | 978-65-5869-412-0 978-65-5869-413-7 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|