Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34754

Title: Educação para a cidadania: o papel da extensão na formação dos estudantes extensionistas do Programa de Apoio Institucional à Extensão do IFRN.
Authors: Oliveira, João Paulo
Leal da Costa, Conceição
Editors: Santos, Simone
Cavalcante, Ilane
Lemos, Elizama
Leal da Costa, Conceição
Keywords: Educação Profissional e Tecnológica
Jovens
Participação
Pesquisa
Extensão
Comunidade
Issue Date: 2019
Publisher: IFMA
Citation: Oliveira, J. & Leal da Costa, C. (2020). Educação para a cidadania: o papel da extensão na formação dos estudantes extensionistas do Programa de Apoio Institucional à Extensão do IFRN. In I. Cavalcante, C. Leal da Costa, E. Chagas Lemos & S. Santos (Orgs), Educação e sociedade: formação profissional, educação a distância e tecnologias, pp. 224-261. Editora do Instituto Federal do Maranhão.
Abstract: INTRODUÇÃO Sabemos que a discussão sobre educação para a cidadania é uma temática complexa, especialmente quando tentamos compreender como ela pode ser desenvolvida por meio de práticas educacionais capazes de promovê-la e estimulá-la nas instituições educativas. Quando trazemos esse debate para o contexto da Educação Profissional e Tecnológica, a discussão se torna mais obtusa em função das questões históricas que envolvem essa modalidade de ensino. Entretanto, faz-se necessária e pertinente, visto que a educação para a cidadania complementa a perspectiva de formação humana integral defendida e almejada para o Ensino Médio Integrado. Dentre as ações educativas para desenvolvê-la, argumentamos que a extensão pode ser uma das práticas, no Ensino Médio Integrado, capaz de trazer contributos para formação holística e cidadã daqueles estudantes. Para tanto, a Extensão precisa ser compreendida como uma prática educativa condutora do desenvolvimento de processos educativos que ajudam na formação dos educandos e na constituição de valores e atitudes comportamentais relacionadas à educação para a cidadania e às comunidades que envolve.
URI: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1810/4.Educacao-e-Sociedade.pdf?sequence=1&isAllowed=y
http://hdl.handle.net/10174/34754
ISBN: 978-85-69745-93-8
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros
CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Oliveira & Leal da Costa (2019)_Educação para a cidadania - o papel da extensão na formação dos estudantes extensionistas do Programa de Apoio Institucional à Extensão do IFRN.pdf872.02 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois