|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34569
|
Title: | Experiência e identidades em (re)construção |
Authors: | Sarmento, Teresa Martins, Rosana Albuquerque rocha, Simone Leal da Costa, Conceição |
Editors: | Soto Arango, Diana Elvira |
Keywords: | Narrativas biográficas Treinamento Experiência docente Identidade profissional Interações educativas |
Issue Date: | 28-May-2020 |
Publisher: | RHELA - Revista historia de la educación latinoamericana |
Citation: | Sarmento, T., Rocha, S., Martins, R. & Leal da Costa, C. (2020). Experiência e Identidades em (re)construção. Revista Latino-Americana de História da Educação, RHELA, 2 (35), 78-95. |
Abstract: | Abstract As céleres mudanças do mundo contemporâneo requerem dos professores novos saberes, teorias, experiências e valores que lhes permitam (re)ver e transformar suas práticas, na complexa tarefa de melhorar a qualidade social da educação, o que passa necessariamente pela formação e pela experiência profissional. Este cenário motivou a presente pesquisa objectivando compreender como repercutem na (re)construção de saberes, na ação profissional e na (re)constituição da identidade docente, as alterações ocorridas nas últimas décadas, as políticas educacionais, legislação, alterações e mudanças institucionais, acordos inter- nacionais e, sobretudo, as experiências pessoais e profissionais de cada docente. Entre as quatro dimensões que o projeto aborda - formação, experiência, interações e inserção em organizações – selecionou-se para este texto a experiência, enquanto constitutiva dos saberes da prática e da identidade profissional. A pesquisa conta com investigadoras das Universidades do Minho-Pt, de Évora-Pt e da UFR/UFMT/ Br. O corpus da pesquisa constitui-se de narrativas de três professores de crianças, uma do Brasil e duas de Portugal, com 20 a 30 anos de ação/prática docente, considerados como bons professores pela comunidade profissional. Questiona-se: Quais as aprendizagens mais significativas identificadas pelos professores e como as relacionam à experiência profissional? Como é que a experiência se constitui como formação profissional? Quais as experiências com crianças que os professores reportam como mais significativas? A pesquisa comprova que, independentemente de qual o lado do Atlântico em que se esteja, as interações com as crianças, com os pares profissionais e com as comunidades, constituem o pilar principal para a (re)construção das identidades profissionais. |
URI: | https://revistas.uptc.edu.co/index.php/historia_educacion_latinamerican/article/view/11928 http://hdl.handle.net/10174/34569 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|