|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34170
|
Title: | Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada |
Authors: | Rodrigues, Vera Lúcia Oliveira |
Advisors: | Balça, Ângela |
Keywords: | Prática de Ensino Supervisionada Reflexão Avaliação Desenvolvimento Profissional Oralidade Supervised Teaching Practice Reflection Assessment Professional Development Orality |
Issue Date: | 19-Dec-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente Relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de
Ensino Supervisionada, que faz parte do Mestrado em Ensino de Português e de Língua
Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, na área de Espanhol,
sob a orientação da Professora Doutora Ângela Balça.
O presente documento procura, não apenas descrever a prática de estágio, mas
também reflexionar a partir desta.
Assim, trata-se de um trabalho reflexivo-descritivo, decorrente do ano letivo
2016/ 2017, na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel, em Estremoz, no âmbito da
PES, nas disciplinas de Português em duas turmas: 11.º D e 11.º F; e de Espanhol, em
duas turmas agregadas: 7.º e 10.º anos.
Este Relatório tem como objetivo geral, a descrição e reflexão da Prática de
Ensino Supervisionada letiva realizada. Por outro lado, tem como objetivos secundários,
a apresentação e reflexão dos documentos existentes que regem todo o trabalho docente,
a descrição de todas as atividades desenvolvidas no seguimento da PES, bem como,
demonstrar a importância da oralidade na aprendizagem de uma língua estrangeira.
Procura-se ainda explicar neste Relatório, o que representa ser professor, bem como, o
papel que deverá ter o professor do século XXI.
Consideramos que existe ainda um longo caminho a percorrer, de modo a nos
tornarmos no professor necessário ao século XXI.
Por outro lado, julgamos essencial a Prática de Ensino Supervisionada, no
desenvolvimento profissional e pessoal de qualquer professor, sendo através dela que
nos tornamos efetivamente docentes reflexivos.
Por último, consideramos que existe falta de prática de oralidade, em especial
nas aulas de língua estrangeira, motivo pelo qual apresentámos e desenvolvemos o
Projeto Club de Cine y Literatura Española na Escola Secundária/3 Rainha Santa
Isabel, onde realizámos a PES; Report within the curricular unit of Supervised Teaching Practice
ABSTRACT:
The present report was produced in the extent of the Supervised Teaching
Practice’s curricular unit, which is part of the Master’s Degree in Teaching Portuguese
and Spanish as a Foreign Language for Secondary Education, under the supervision of
Doctor Ângela Balça.
The current document intends not only to describe the Practice of the
traineeship, but also aims to reflect upon the latter.
Thus, it is about a reflexive and descriptive work, for the 2016/2017 school year,
at the Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel, at Estremoz in the extent of the STP, at
the subjects of Portuguese in two classes: 11.º D and 11.º F; and Spanish, in two
aggregated classes: 7.th and 10.th grade.
The general goal of this report is the description and reflection of the
accomplished academic Supervised Teaching Practice. On the other hand, the secondary
goals of this report, are to introduce and reflect upon the existing documents which
guide all the teacher work, the description of all the activities developed during the STP.
Also, this report aims to explain what it means to be a teacher, as well as, the role that
the teacher of the 21st century should have.
We believe that there is still a long way to go in order to become the necessary
teacher of the 21st century.
On the other hand, we consider the Supervised Teaching Practice essential in the
professional and personal development of any teacher, being through it that we become
effectively reflective teachers.
Finally, we believe that there is a lack of oral practice, especially in foreign
language classes, which is why we presented and developed the Project named Club de
Cine y Literatura Española - Spanish Film and Literature Club -, in Escola
Secundária/3 Rainha Santa Isabel where we accomplished the STP. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34170 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|