Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33995

Title: Turismo de aventura: percebendo o perfil do consumidor de saltos Tandem
Authors: Lopes, Ana Cláudia dos Santos Castro
Advisors: Marreiros, Cristina Galamba
Keywords: Perfil do Consumidor
Saltos Tandem
Turismo de Aventura
Motivação
Risco
Benefícios Procurados
Consumer Profile
Tandem Jumps
Adventure Tourism
Motivation
Risk
Sought Benefits
Issue Date: 21-Dec-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O objetivo deste estudo é conhecer e perceber o perfil sociodemográfico, comportamental e motivacional dos consumidores de saltos tandem. Depois da análise dos dados, as principais conclusões são: (1) os consumidores de saltos tandem caracterizam-se por serem pessoas que realizaram a experiência com a intenção de fuga pessoal e, em parte, também de procura pessoal; (2) existe uma relação entre as características de personalidade e o consumo de atividades de aventura, em que a maioria considerou ter características, como, ser comunicativa, sociável, motivada, persistente, determinada, simpática, gentil, amigável, amorosa, ansiosa, criativa, entusiasta e autêntica; (3) os benefícios procurados relacionam-se com a atividade, o ambiente e a experiência; e (4) quanto aos riscos percebidos os consumidores sentem-se seguros mesmo experienciando o medo, a emoção e a adrenalina. Estes resultados mostram as características que identificam os consumidores de turismo de aventura, o que pode servir de base para uma estratégia de marketing; Abstract: Adventure Tourism: Understanding the Consumer Profile of Tandem Jumps - The aim of this study is to know and understand the sociodemographic, behavioral and motivational profile of consumers of tandem jumps. After the data analysis, the main conclusions are: (1) tandem jumpers are characterized as people who undertook the experience with the intention of personal escape and partly also personal search; (2) there is a relationship between personality characteristics and the consumption of adventure activities, in which the majority considered to have characteristics, such as, being communicative, sociable, motivated, persistent, determined, nice, kind, friendly, loving, eager, creative, enthusiastic and authentic; (3) the benefits sought are related to the activity, the environment, and the experience; and (4) regarding perceived risks consumers feel safe even though they experience fear, excitement, and adrenaline. These results show the characteristics that identify adventure tourism consumers, which can serve as a basis for a marketing strategy
URI: http://hdl.handle.net/10174/33995
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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