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http://hdl.handle.net/10174/33851
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Title: | Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF): uma medida de inclusão escolar? |
Authors: | Batista, Ana Cristina |
Advisors: | Fialho, Isabel |
Keywords: | Educação inclusiva Integração escolar Inclusão Social PIEF TEIP Inclusive education School integration Social inclusion PIEF TEIP |
Issue Date: | 15-Dec-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação aborda a inclusão no Programa Integrado de Educação e Formação e visa
compreender, se este está a ser promotor de inclusão social e escolar dos jovens que o frequentam.
Pretende-se conhecer a perspetiva dos intervenientes deste Programa (Diretores de Agrupamento,
Equipas Técnico Pedagógicas e Alunos), em duas escolas do Alto Alentejo. Uma escola TEIP
(Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e uma escola não TEIP, de forma a conhecer
possíveis diferenças nas abordagens da Medida. Desenvolveu-se um estudo de caso coletivo,
recorrendo a entrevistas semiestruturadas, observação direta de aulas e análise documental. Os
resultados sustentados na triangulação das diferentes fontes levam-nos a considerar a flexibilidade,
a diferenciação e a individualização como potencialidades do programa. A gestão de professores e
do currículo como constrangimentos. Foram registadas diferenças no Programa no agrupamento
TEIP e não TEIP, nomeadamente ao nível da constituição e natureza das turmas e na intervenção
das Equipas Técnico Pedagógicas. O PIEF é uma medida que trabalha para a inclusão; Integrated Education and Training Program (PIEF): a measure of school inclusion?
ABSTRACT:
The present investigation deals with inclusion in the Integrated Education and Training Program
and aims to understand if this is being a promoter of social and school inclusion of the young people
who attend it. It is intended to know the perspective of the participants of this Program (Group
Directors, Pedagogical Technical Teams and Students), in two schools in Alto Alentejo. A TEIP school
(Educational Territories of Priority Intervention) and a non-TEIP school, in order to find out about
possible differences in the approaches to the Measure. A collective case study was developed, using
semi-structured interviews, direct observation of classes and document analysis. The sustained
results in the triangulation of the different sources lead us to consider flexibility, differentiation and
individualization as potentialities of the program. Teacher and curriculum management as
constraints. Differences were registered in the Program in the TEIP and non-TEIP grouping, namely
in terms of the composition and nature of the classes and in the intervention of the Pedagogical
Technical Teams. The PIEF is a measure that works for inclusion. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/33851 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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