Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33767

Title: Exemplo de Monitorização do Solo em Montados/Dehesas num Intervalo de Três Anos: Propriedades Físicas de Camadas Superficiais.
Authors: Alexandre, Carlos A.
Bajouco, Rui
Penedos, Cláudia
Keywords: sobreiro
azinheira
manta morta
massa volúmica do solo
sistemas agro-florestais
Issue Date: 2021
Publisher: Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo
Citation:  Alexandre, CA, Bajouco, R & Penedos, C. 2021. Exemplo de Monitorização do Solo em Montados/Dehesas num Intervalo de Três Anos: Propriedades Físicas de Camadas Superficiais. In: Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS). Encontro Anual das Ciências do Solo de 2021. Desafios da gestão do solo num contexto de alterações climáticas. Livro de Resumos. Escola Superior Agrária de Elvas. Politécnico de Portalegre, p. 39-40.
Abstract: A gestão sustentável do solo é um imperativo para todos os sistemas de uso da terra. Comprovar a sustentabilidade de qualquer prática de gestão requer uma avaliação periódica do estado do solo, com base em variáveis selecionadas, e a interpretação dos resultados obtidos relativamente a conjuntos de valores tomados como referência, por exemplo, os valores iniciais antes da implementação de uma medida. Neste estudo avalia-se a resposta do solo à implementação de medidas de adaptação às alterações climáticas em 12 locais de montados/dehesas: sete em Portugal (Alentejo) e cinco em Espanha (Andaluzia e Extremadura). Apresentam-se resultados da monitorização da massa da manta morta (>1 mm) (MM) e da massa volúmica (MV) do solo (0-5 cm) em janeiro-maio/2018 e junho-julho/2021, tomando os primeiros como valores de referência. Para cada local selecionaram-se aleatoriamente 6 a 10 unidades de amostragem (UA), distribuídas igualmente sob a copa das árvores (Q. suber L., Q. rotundifolia Lam. e Q. pyrenaica Willd.) e fora da influência das copas, em clareiras. Em cada UA recolheram-se duas amostras segundo o eixo N-S, a cerca de 1 m do tronco, sob a copa das árvores, e distanciadas 2 m entre si, no caso das clareiras, obtendo-se uma amostra composta para a MM e duas amostras para a MV (cilindros de 100 cm3). A média da MM para os 12 locais registou um aumento significativo de 48,1% relativamente a 2018 (1,06 kg m-2), sendo o aumento de 41,5% nas áreas sob a copa e de 72,7% nas clareiras (respetivamente, 1,71 kg m-2 e 0,44 kg m-2 em 2018). A média da MV também teve um aumento significativo de 4,9% em relação a 2018 (1,23 g cm-3) mas, neste caso, só teve significado estatístico o aumento de 8,1% nas áreas sob a copa, por contraste com o aumento de 1,5% nas clareiras (respetivamente, 1,11 g cm-3 e 1,35 g cm-3 em 2018). O aumento da MM e da MV de 2018 para 2021 justificam interpretações opostas: positiva, a primeira, pela contribuição potencial para a matéria orgânica do solo e negativa, a segunda, pelo aumento da compactação nas áreas sob as copas. No entanto, o curto intervalo de tempo entre as duas amostragens (intervalo ainda mais curto desde a implementação das medidas), a natureza muito localizada da maioria das medidas, bem como o desfasamento das épocas de colheita, devem ser levadas em consideração, justificando-se uma análise mais detalhada e uma interpretação mais cautelosa dos resultados obtidos.
URI: https://www.spcs.pt/livro-de-resumos-do-encontro-anual-das-ciencias-do-solo-eacs-2021_final_21_dez/
http://hdl.handle.net/10174/33767
Type: lecture
Appears in Collections:MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
EACS_2021_LivroResumos_p39-40.pdf194.33 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois