Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33761

Title: Estudo da relação entre a condutividade elétrica por indução eletromagnética e outras propriedades do solo com estratificação por horizontes.
Authors: Alexandre, Carlos A.
Farzamian, Mohammad
Castanheira, Nádia L.
Paz, Ana M.
Ramos, Tiago B.
Monteiro Santos, Fernando A.
Gonçalves, Maria Conceição
Keywords: perfil de solo
condutividade eléctrica aparente
teor de argila
condutividade eléctrica do extrato de saturação
capacidade de troca catiónica
Issue Date: 2021
Publisher: Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo
Citation: Carlos A. Alexandre, Mohammad Farzamian, Nadia L. Castanheira, Ana Marta Paz, Tiago B. Ramos, Fernando A. Monteiro Santos e Maria C. Gonçalves. 2021. Estudo da relação entre a condutividade elétrica por indução eletromagnética e outras propriedades do solo com estratificação por horizontes. In: Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS). Encontro Anual das Ciências do Solo de 2021. Desafios da gestão do solo num contexto de alterações climáticas. Livro de Resumos. Escola Superior Agrária de Elvas. Politécnico de Portalegre, p. 13-14. https://www.spcs.pt/livro-de-resumos-do-encontro-anual-das-ciencias-do-solo-eacs-2021_final_21_dez/
Abstract: A realização de levantamento geoelétricos, nomeadamente por indução eletromagnética (EMI), tem revelado grande utilidade na diferenciação de solos com base na condutividade elétrica aparente (ECa). Muitos estudos têm relacionado a ECa com diversas características do solo, usando valores médios desde a superfície até à profundidade de alcance definida pelo equipamento de EMI usado. Porém, tem sido menos estudada a relação entre a condutividade elétrica (σ) e outras características do solo, diferenciada por horizontes ou camadas. Neste trabalho comparam-se relações das características do solo com a ECa e com a σ. Para o primeiro caso usaram-se valores médios desde a superfície até à profundidade de alcance da EMI e, para o segundo, os valores obtidos para cada horizonte ou camada, definidos de acordo com a morfologia do perfil do solo, sendo a σ de cada horizonte/camada calculada por técnicas recentes de modelação inversa. O estudo realizou-se em três parcelas da Associação dos Beneficiários do Roxo, onde foram observados três perfis de solo (Chromic Luvisol, Abruptic Luvisol e Endosodic Vertisol), totalizando 13 horizontes. Na área envolvente dos perfis realizaram-se duas passagens com um equipamento Dualem 1, a 5 cm e a 35 cm de altura. Com os dois recetores do Dualem 1 obteve-se um total de quatro leituras da ECa até às profundidades de 15, 45, 115 e 145 cm. Correlacionou-se a ECa (22<ECa<127 dS m-1) e a σ (20<σ<120 dS m-1) com as seguintes propriedades de cada horizonte: fração grosseira (0<FG<41%), teor de argila (8<G<66%), condutividade elétrica do extrato de saturação (0,18<ECe<4,13 dS/m), capacidade de troca catiónica (5<CTC<41 cmolc kg-1) e teor de água na medição da ECa (0,08<θ<0,41 cm3 cm-3). As propriedades do solo indicadas deram melhores correlações com a ECa (máximo de r=0,67 para G) do que com a σ, exceto no caso de ECe (r=0,84 com σ e r=0,51 com ECa). Em contrapartida, combinando mais do que uma propriedade do solo, obtiveram-se sempre correlações mais altas e mais significativas com σ (ex: r=0,92 entre ECe*CTC*G e σ). Os resultados desta abordagem exploratória incentivam o aprofundamento do estudo das relações entre a σ e outras propriedades do solo respeitando a sua estratificação por horizontes.
URI: https://www.spcs.pt/livro-de-resumos-do-encontro-anual-das-ciencias-do-solo-eacs-2021_final_21_dez/
http://hdl.handle.net/10174/33761
Type: lecture
Appears in Collections:MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
EACS_2021_LivroResumos_p13-14.pdf198.46 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois