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http://hdl.handle.net/10174/33205
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Title: | TheAzorean: contributo do design de comunicação para o turismo cultural na perspetiva do utilizador |
Authors: | Barcelos, Alexandra Dinis |
Advisors: | Navarro Marques, Tiago |
Keywords: | Design de Comunicação Design Digital Turismo Cultural Açores Communication Design Digital Design Cultural Tourism Azores |
Issue Date: | 25-Oct-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho de projeto tem como finalidade, através de métodos de
investigação (como revisão literária e análise crítica), entender a forma
como podemos integrar o Design de Comunicação na divulgação do
turismo cultural imaterial no arquipélago dos Açores.
O objetivo principal deste projeto incide na reflexão sobre a forma
como o Turismo Cultural e Imaterial poderá trazer vantagens a vários
destinos dentro do arquipélago açoriano. Um dos principais alvos que
se pretende alcançar com este projeto é, precisamente, o aumento
generalizado de turistas culturais nos Açores. Não só se pretende este
incremento de popularidade do destino para este tipo de turistas, como
também se pretende difundir estes turistas por todas as nove ilhas.
Atualmente, os Açores são um destino bastante popular para turistas
tanto nacionais como internacionais. No entanto, a vasta maioria do
turismo não tem o turismo cultural como o seu principal objetivo. Além
disso, a maioria do turismo é centralizado num grupo muito restrito de
ilhas mais populares. Sumariamente, os dois maiores objetivos desta
aplicação seriam então a difusão dos Açores como destino cultural e
a disseminação desta forma de turismo por todas as ilhas do arquipélago.
Pode-se então afirmar que este projeto se identifica bastante
com a promoção do Turismo Cultural e Imaterial, dando a conhecer um
património invisível ao turista e indivíduo comum.
Para atingir os objetivos propostos, o projeto passará pela criação de
uma plataforma que retrate o património cultural imaterial do destino
em evidência, de forma a que os turistas se sintam a incorporar a cultura
local, mesmo sem sair de casa. Através da distribuição de informação,
da partilha de experiências e de atividades dinâmicas, os utilizadores
poderão experienciar esta cultura e mais tarde ter uma viagem mais
completa e integrada dentro de toda a comunidade local; TheAzorean: The contribution of Communication Design to the
Azorean Cultural Tourism from the User’s Perspective - ABSTRACT: This project aims, through research methods (such as literary review and
critical analysis), to understand how we can integrate Communication
Design in the dissemination of intangible cultural tourism in the Azores
archipelago.
The main objective of this project focuses on the reflection on how Intangible
Cultural Tourism can bring benefits to various destinations within
the Azorean archipelago. One of the main targets to be achieved with this
project is precisely the general increase in cultural tourists in the Azores.
Not only is this increased popularity of the destination intended for this
type of tourists, but it is also intended to spread these tourists across all
nine islands.
Currently, the Azores are a very popular destination for both national
and international tourists. However, the vast majority of tourism does
not have cultural tourism as its main objective. In addition, most tourism
is centered on a very restricted group of popular islands. In summary,
the two main objectives of this application would be the dissemination of
the Azores as a cultural destination and the dissemination of this form
of tourism throughout the islands of the archipelago. It can therefore
be said that this project is very much identified with the promotion of
Intangible Cultural Tourism, teaching an invisible heritage to the tourist
and common individual.
To achieve the proposed objectives, the project will include the creation
of a platform that portrays the intangible cultural heritage of the destination
in evidence, so that tourists feel that they are incorporating the local
culture, even without leaving their homes. Through the distribution of
information, the sharing of experiences and the use of dynamic activities,
users will be able to experience this culture and later have a more complete
and integrated journey within the entire local community. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/33205 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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